quinta-feira, 11 de junho de 2015

Um liquidificador de emoções

Uma série que mexe e remexe com todos os nossos sentidos, como um verdadeiro liquidificador. Com duas temporadas já concluídas, 3 Teresas apresenta um roteiro sobre as relações humanas. O mais bacana é que podem ser por três pontos de vista. O primeiro, de uma balzaquiana envolvida com seus conflitos e os dramas da filha e da mãe. O segundo, de uma adolescente envolvida com seus conflitos e os dramas da mãe e da avó. E o terceiro, de uma senhora envolvida com seus conflitos e os dramas da filha e da neta. Na real, são todos os dilemas vividos por nós na adolescência, na maturidade e na melhor idade.

Esse é o grande lance de 3 Teresas, que tem no elenco principal as talentosas Denise Fraga (Teresa), Cláudia Mello (Teresinha) e Manoela Aliperti (Tetê). Numa costura bem interessante, em cada episódio o telespectador se depara com crises existenciais, dúvidas, inquietações, problemas, tristezas, alegrias e reflexões de três gerações. Sentimentos que certamente já passamos, que enfrentamos ou que iremos encarar. É a vida como ela é.




E não se preocupem que não são “grilos” apenas do sexo feminino. Homens também vão de identificar com as tramas. Afinal de contas, quem nunca, como a jovem Tetê (comicamente irônica), vibrou com primeiro o primeiro beijo, celebrou o primeiro amor, “nervou” com a primeira transa, penou em algumas cadeiras no colégio ou ficou confuso com a escolha no vestibular?

Bom, sobre a vida adulta, acho que não preciso aqui falar, não é mesmo? Todo mundo tem os seus momentos de insatisfação pessoal, crise profissional, conflitos familiares, relacionamentos naufragados, blá blá blá, como a Teresa (engraçadamente atrapalhada - e , por vezes, frustrada). Quem não passa por algum destes tópicos em determinado momento do período maduro está mentindo. E não para os outros, mas para si mesmo.

Mas o saudosismo de uma juventude e a velocidade do hoje se misturam com toda a carga que o amanhã – leia-se a terceira idade – nos remete. Como lidar com perdas, solidão, abandonos e relacionamentos quando se está idoso? Teresinha (hilariamente transloucada) nos coloca o dedo na moleira. 

3 Teresas nos faz rir muito, nos emociona, nos faz chorar, nos faz pensar muito. O seriado nos dá vontade de acertar o que está errado e melhorar o que está por vir. Mas a maior lição que nos é dada por Teresa, Teresinha e Tetê é que, entre todas as dúvidas, a única certeza que temos é do amor e a força da união de uma família. Elas não sabem para onde vão, mas sabem para onde e quem voltar.  Assim como nós.






As duas temporadas estão disponíveis gratuitamente no Now e no http://globosatplay.globo.com/gnt/.
 



O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Comentários vazios, com palavrões ou contra o blogueiro não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário