Com estreia em novembro de 2021, `Tira o teu racismo do caminho´ traz sucessos do Disco ‘Voa”, lançado em 2020, e do EP ‘Então Vem”, de 2021. Estarão no repertório canções como ‘A mais pura verdade’, ‘Basta acreditar’, ‘Tranças’, ‘Dinheiro’, ‘Nua e crua’, ‘Cidadão comum’, ‘Voa’, e ‘Nossa Canção’, composta em parceria com Macau (‘Olhos coloridos’). Clássicos do samba também serão relembrados. “Este espetáculo vem sendo sempre atualizado e repensado para criar conexão com nosso público e levar a nossa mensagem que é de luta, mas, sobretudo, de celebração da cultura negra” aponta Grazi.
As letras das canções buscam refletir sobre o ainda pequeno espaço ocupado pela mulher negra e a necessidade de empoderamento feminino, bem como, mensagens positivas e de libertação, de reconhecer o potencial interno.
“As Pretas representam, acima de tudo, vozes que foram caladas e que precisam ser ouvidas. A voz das mulheres, das mulheres negras, da luta por uma sociedade justa, do feminismo, do empoderamento de gêneros e classes sociais desfavorecidas”, afirma Grazi. Em relação à sonoridade, a 50 Tons de Pretas tem uma forte identificação com a música brasileira. “Toda essa mistura musical que temos no nosso país, toda essa riqueza harmônica que a gente tem. Samba rock também é muito presente nas nossas canções. Temos também referência de black music e do repertório que a gente ouve e o que a gente toca”, diz Dejeane.
O espetáculo, que conta com Financiamento do Fundo de Apoio à Cultura FAC do Pró Cultura RS, tem 1h30min de duração. A direção musical é de Dejeane Arruée, que junto com Graziela Pires assina a concepção artística e cênica. A apresentação conta com participações especiais da bailarina Perla Santos como Iansã e das cantoras Marietti Fialho e Glau Barros. A banda de apoio é formada por Gustavo Nunes (guitarra), João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo) e Alexandre Santos (guitarra). A produção é da Pretas Produções em parceria com Bretanha Produções .
Além de Porto Alegre, `Tira o teu racismo do caminho´ irá ser apresentado em Rio Grande e Pelotas. Em cada cidade serão convidados coletivos ligados ao Movimento Negro ou artistas locais pretos para participarem do show, como forma de agregar mais artistas negros, reforçar a representatividade e valorização dos artistas locais, além de ampliar o impacto da ação cultural no lugar. “Queremos levar ao máximo de lugares e para diferentes públicos. O show é uma provocação a pensarmos juntos como sair da reflexão para a ação no contexto de luta antirracista. Além disto, a representatividade é presente, potente e forte em todo o processo do espetáculo e esta é uma marca das pretas”, conclui Dejeane. As apresentações serão gratuitas.
50 Tons de Pretas
A 50 Tons de Pretas surgiu em 2017, em Campo Bom. Professoras de música da rede pública, Dejeane e Graziela foram convidadas para uma apresentação especial de Dia da Mulher. Chamaram alunas e colegas para formar um grupo de improviso. A apresentação foi um sucesso e o projeto se estabeleceu com Dejeane Arruée e Grazi Pires. Nesse curto tempo de existência, a dupla acumula um repertório representativo e diverso. O primeiro espetáculo “A mais pura verdade”, circulou por mais de 15 cidades em 2018, pelo SESC, e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Espetáculo, em 2019. O primeiro disco, ‘Voa’, foi lançado em novembro de 2020 e teve enorme reconhecimento de público e de crítica. Sendo premiado no Prêmio Açorianos de Música em 2021 como Melhor álbum MPB, melhores intérpretes e melhores compositoras. Um feito inédito na história do tradicional prêmio, foi a conquista destes 03 troféus por duas artistas pretas com um trabalho independente. Em 2021, as Pretas lançaram o EP ‘Então Vem’ e suas músicas ganharam troféus em festivais nacionais no Paraná e Minas Gerais. Em fevereiro deste ano, a 50 Tons de Pretas foram contempladas pelo edital Natura Musical 2023. Com essa novidade, elas já preparam o novo disco, que deverá ter o título Tira o Teu Racismo do Caminho.
SERVIÇO
O QUE: `Tira o teu racismo do caminho” – Porto Alegre
DATA: 09 de março
HORÁRIO: 21h
LOCAL: Espaço Agulha (R. Conselheiro Camargo, 300 - São Geraldo, Porto Alegre)
ABERTURA DA CASA: 18h30min
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário