Tonho Crocco. Foto de Alexandre Pinto |
O evento ocorre ao ar livre e em meio à natureza, contemplando a beleza da região. Atividades também estão programadas dentro do Museu do Rio, como a exposição de Artes Visuais da artista Martina Berger. São apresentados desenhos, esculturas em cerâmica e fotografias relacionadas à memória e à infância da artista. Além das obras, a arquitetura e a história do museu poderão ser apreciadas. O local abriga objetos diversos, muitos doados pela própria comunidade Leopoldense e da região, com o objetivo de manter viva a memória da Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, um dos mais importantes do Rio Grande do Sul. A edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos é datada de meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo.
GIBI “Te Liga na Vida que tem no Rio”
Durante esta edição, será lançado o gibi “Te Liga na Vida que tem no Rio”, uma história infantojuvenil contemporânea que aborda elementos históricos, culturais e ambientais do Rio dos Sinos. Com pesquisa de Débora Cristina da Silva, texto e roteiro de Milene Barazzetti Machado, ilustração e roteiro de Marlon Costa e edição de Simples Assim, o gibi será distribuído, gratuitamente, no evento e na Rede Pública de Ensino da cidade de São Leopoldo.
PROGRAMAÇÃO PARA AS CRIANÇAS
O público infantil tem à disposição peças de teatro, contação de histórias e bolhas de sabão gigantes. Na edição de maio, ocorrerão as oficinas de Muralismo, com o artista visual Rogério Tosca, e a de arte com Klau Brentano, onde as crianças poderão decorar seus próprios vasos de cerâmica e plantar uma mudinha de flor ou chá para levar para casa. Uma atividade divertida e educativa que incentiva o cultivo doméstico e o cuidado com a natureza.
Foto Exposição Martina Berger |
Cuidar da natureza e do meio-ambiente faz parte do propósito do evento. Em todas as suas edições, possui um papel importante na redução de gases do efeito estufa. Como é sabido, toda e qualquer atividade humana gera carbono, que impacta no aumento da temperatura da Terra trazendo consequências graves como chuvas torrenciais, escassez hídrica, tempestades, ondas de calor, entre outros fenômenos. Em conjunto com o Observatório de Mudanças Climáticas, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Leopoldo (SEMMAM), o evento adotou a política do Carbono Neutro, que quantifica os impactos do evento. Através do inventário de emissões são contabilizados o uso de energia, plásticos, papéis, combustíveis, entre outros consumos gerados pelo deslocamento do público, da produção e dos comerciantes. O impacto gerado pelo evento é compensado através de plantio de árvores no município.
GASTRONOMIA E ECONOMIA CRIATIVA
A gastronomia do Sarau do Rio fica por conta de Food Trucks, com deliciosos menus e bebidas. Cerca de 30 expositores da chamada economia criativa vendem seus produtos, fomentando o comércio local.
O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), através do financiamento do Pró-Cultura/ RS da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM) da Prefeitura de São Leopoldo e da Klau Brentano Atelier de Artes, produção da Simples Assim e patrocínio da Higra e Sulgás.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO*
15h - Swing Samba Trio***
15h – Oficina Klau Brentano Ateliê de Arte**
15h30 - Oficina de Muralismo**
15h45min – N. Garcia***
16h - Espetáculo Vai Tomar Banho**
16h30min - Grupo Mamba***
16h45 - Contação de histórias **
17h15 - Espetáculo Adeus Sarita***
17h45min - Oly Jr. & Os Tocaios***
18h30 - Tonho Crocco e banda - Especial Tim Maia***
** Ação acontece no Terreno Cultural
*** Apresentação acontece no palco principal
*Programação sujeita a alterações. Em caso de chuva, o evento será mantido. Só haverá cancelamento no caso de chuva forte com riscos de alagamento no local
SERVIÇO:
O que: Sarau do Rio
Data: 21 de maio
Horário: a partir das 14h30min
Local: Museu do Rio (Rua da Praia – São Leopoldo)
Classificação: livre
Entrada gratuita
SIGA NAS REDES:
Evento: @saraudorio
Patrocínio: @higrainsta e @sulgas_rs
Apoio: @semmamsaoleo, @prefasaoleo e @klaubrentanoartes
Produção: @prodsimplesassim
Realização: @esporteculturaalec
Financiamento Pró-Cultura LIC RS
SOBRE ALEC
Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, tem como objetivo fomentar o esporte e a cultura em todo o estado do Rio Grande do Sul, através da realização de eventos e gerenciamento de equipes e projetos educativos vinculados ao Esporte, à Cultura e ao Lazer. Desde a sua fundação no ano de 2010, a Associação já realizou, em parceria com diversas entidades e empresas gaúchas, inúmeros eventos esportivos e culturais, agregando grande valor a cada ação realizada, instantaneamente repassado aos patrocinadores de seus eventos e projetos.
Lindeza de Programação!
ResponderExcluir