quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Orquestra uruguaia La Ventolera traz experiência única à Pelotas

Reconhecido como um dos principais eventos de música de concerto da América Latina, o 13º Festival Internacional Sesc de Música vai dominar a cidade de Pelotas no mês de janeiro com uma série de concertos especiais. Um dos grandes destaques da programação é a orquestra uruguaia La Ventolera, que se apresenta no Theatro Guarany na quarta-feira, dia 22, com um repertório que mescla a música instrumental com o tambor de candombe.


O grupo La Ventolera propõe um olhar atual sobre a música Uruguaia mais autêntica com trompetes, trombones, tubas, saxofones e tambores, que se reúnem para dar vida às músicas de um repertório de composições próprias e versões requintadas. O tambor de candombe, expressão artística de raízes africanas, é reconhecido como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela ONU e um elemento muito presente na música uruguaia historicamente. A sonoridade original do La Ventolera expressa a música de uma geração de artistas que leva o candombe a um novo lugar; proporcionando ao público a imersão em uma experiência sensorial única.

Na quinta-feira, 23, o conjunto uruguaio também participará do espetáculo Ecos da Charqueada - Em Raízes e Ritmos, na Charqueada São João, ao lado dos grupos locais Kako Xaxier e a Tamborada, Preto de Sapato, e performance da Cia de dança Daniel Amaro. A atração celebra a herança afro-latina de Pelotas, resgatando as memórias e os ritmos da história das charqueadas, propondo um encontro vibrante entre sons e movimentos que exaltam as raízes afro-brasileiras e a cultura do Sul do Brasil.

Com direção artística do maestro Evandro Matté, o Festival Internacional Sesc de Música conta com uma agenda de dezenas de apresentações artísticas que ocorrem em diferentes espaços de Pelotas. A programação completa está disponível no site www.sesc-rs.com.br/festival. O acesso é gratuito para todos os espetáculos, mas, para as apresentações no Theatro Guarany, é necessária a reserva antecipada de lugares a partir do dia 15 de janeiro pelo site do Festival ou presencialmente na bilheteria do Theatro (Rua Lôbo da Costa, 849), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.



Além das apresentações, o Festival promove a integração de mais de 350 jovens músicos que viajam a Pelotas entre os dias 20 e 31 de janeiro para os cursos de especialização musical. São dias em que a música invade o Sul do Estado em um intercâmbio cultural com representantes de todas as regiões do Brasil e de diferentes países da América Latina que irão aprimorar suas técnicas com professores reconhecidos mundialmente, incluindo convidados de diversas nacionalidades, como Itália, Rússia, Bulgária, Argentina, Alemanha, Romênia e diferentes partes do Brasil.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música - Em sua 13ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. No eixo educativo do evento, estão classes de especialização musical em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro para estudantes e profissionais da música. Já no sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 13º Festival Internacional Sesc de Música é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o patrocínio da Ecosul – Ecorodovias, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio institucional da Prefeitura de Pelotas, apoio educativo de UFPEL, UCPEL e Unisinos, e apoio cultural de Ospa, Expresso Embaixador, Nave, RodOil e Bibliotheca Pelotense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário