quarta-feira, 5 de março de 2025

Riso de Mãe é Coisa Séria leva arte e reflexão para nove cidades do RS

 A magia do riso e a força da palhaçaria feminina se encontram na nova circulação do espetáculo Riso de Mãe é Coisa Séria, que percorrerá nove cidades do Rio Grande do Sul, com apresentações gratuitas. O projeto, realizado pela Las Brujas Cia de Teatro e Artes Integradas e Hipotenusa Artes da Cena, foi selecionado pelo edital Sedac/LPG 08/23 - Festivais, Mostras e Circulação e é financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG - Lei Complementar nº 195/22).

Créditos Juliano Ambrosini

De março a junho, a palhaça Hipotenusa, interpretada por Lolita Goldschmidt, percorrerá as nove regiões funcionais do estado com a intenção de levar o riso e reflexões acerca da maternidade, promovendo trocas significativas com mães de diversas realidades e etnias.


Serão nove apresentações, nas cidades de Boa Vista do Sul (RF3), Morro Redondo (RF5), Marau (RF9), Maquiné (RF4), Tuparendi (RF7), Manoel Viana (RF6), Tupanciretã (RF8), Estrela (RF2) e Ivoti (RF1). Em cada cidade, também serão realizados círculos de escuta e troca e nove vivências artísticas em parceria com palhaças locais de cada região. Algumas sessões contarão com tradução em LIBRAS e outras com audiodescrição, garantindo acessibilidade ao público.


A iniciativa ainda prevê a criação de um vídeo registro sobre maternidade e riso, bem como a distribuição de materiais impressos abordando a valorização das mulheres mães.


Riso de Mãe é Coisa Séria nasceu a partir da pesquisa de doutorado realizada por Lolita junto ao PPGEDU/UFRGS intitulada Mãe, Mamãe, Manhê - um estudo sobre as pedagogias do riso com mulheres mães em situação de pobreza. 

A autora debruçou-se em refletir como o riso opera no cotidiano de mulheres mães e investigou suas potencialidades. O sistema normativo acerca da maternidade, as pobrezas maternas que atravessam e oprimem mulheres mães, bem como os impactos gerados pela pobreza foram problematizados. A investigação buscou também identificar como o riso afeta a percepção de si, podendo ser um elemento de transformação pessoal e social ou um mecanismo de mais exclusão.





Reforça a importância da arte como ferramenta de transformação social, oferecendo um espaço para a reflexão sobre a maternidade e a valorização das mulheres mães. Além de proporcionar momentos de leveza e humor, a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre igualdade de direitos e visibilidade para as mães, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.


Sobre o espetáculo

Concebido a partir de trocas com mulheres mães da periferia de Porto Alegre, Riso de Mãe é Coisa Séria tem como fio condutor a palhaçaria feminina como ferramenta de ressignificação de realidades. A palhaça Hipotenusa se desdobra em muitas para tentar dar conta das múltiplas demandas da maternidade. O enredo toca em questões como pobreza, autocuidado, sono, rede de apoio e momentos de alegria, sem romantizar as dificuldades enfrentadas por mães, especialmente as que vivem em situações de vulnerabilidade social.


A criação é da Las Brujas Cia de Teatro e Artes Integradas e conta com a consultoria e direção de Ana Fuchs, Karla Concá e Melissa Dornelles, especialistas em palhaçaria feminina.  


Agenda da Circulação

  • 24 de março – Boa Vista do Sul (RF3)

19h

Centro de Eventos

Rua Bela Vista, 372 Centro

Entrada franca


  • 31 de março – Morro Redondo (RF5)

19h

Centro Cultural de Eventos Valdino Krause

Avenida Jacarandá 153

Entrada franca


  • 26 de abril – Maquiné (RF4) 

16h

Espaço Urutau - mãe da lua

Avenida do Comércio, 1207 / Barra do Ouro

Entrada franca


  • 30 de abril – Marau (RF9)

19h

Casa de Cultura

R. Irineu Ferlin, 476 - Centro

Entrada franca



  • 02 de maio – Tuparendi (RF7)

19h

Câmara de Vereadores

Rua João Lunardi, 702 Centro

Entrada franca


  • 21 de maio – Manoel Viana (RF6)

19h

Centro  de Cultura

Praça central  de Manoel Viana/SN

Entrada franca


  • 23 de maio – Tupanciretã (RF8)

19h

Casa de Cultura

Rua Osvaldo Cruz - Centro

Entrada franca


  • 26 de maio – Estrela (RF2)

19h

APAE

Rua Cônego Pedro Hillesheim, 61 Cristo Rei

Entrada franca


  • 31 de maio – Ivoti (RF1)

9h

PLUG Ivoti

R. Eng. Régis Bitencourt, 1353 - Harmonia

Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário