Diego Espíndola, Sec Executivo COSEMS-RS e Guilherme Ribas, Presidente COSEMS-RS |
No segundo e último dia, um dos momentos mais esperados foi a premiação da “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul”, que visa incentivar o compartilhamento de experiências exitosas que destacam a dedicação e o empenho dos (as) trabalhadores (as) do SUS no estado. De um total 271 projetos inscritos, 36 foram selecionados e avaliados por uma banca. Receberam a premiação os municípios de Arroio do Tigre, com a Promoção da Saúde da Pessoa Idosa: a Experiência Exitosa de Oficinas com Profissionais da AB; E o município de Porto Alegre, com o Banho Solidário: Acolhimento, Acesso à Saúde e Garantia de Direitos para Pessoas em Situação de Rua. A capital dos gaúchos também recebeu o prêmio com a Implementação de Serviços Farmacêuticos para Pessoas com Doenças Respiratórias e Acesso A Espaçadores. “A proposta é que os municípios que estejam presentes, observem estas apresentações, possam captar o que é a essência do trabalho, e replicar nos seus municípios”, afirma Joice Fronza, apoiadora do COSEMS-RS.
Para o Presidente do COSEMS-RS, Guilherme Ribas, o evento termina como sendo um dos maiores congressos já realizados pela entidade. “Nós conseguimos ter mesas que tivessem um diálogo frequente entre o Governo do Estado, o Governo Federal e o Governo Municipal, e para nós, a meta é sempre evoluir e qualquer avanço que ocorrer numa reunião, numa mesa, faz toda a diferença”, afirma Ribas, também Secretário Municipal da Saúde de Santa Maria. O congresso recebeu, ainda, os 26 presidentes do COSEMS do Brasil. “Uma comitiva de mais de 100 pessoas do CONASEMS, aqui no Rio Grande do Sul, conhecendo nosso estado e trocando experiências com a saúde de todos os 497 municípios”, conclui Ribas. Em 2024, o Congresso Nacional será em Porto Alegre em 2024.
Ainda no último dia, ganharam destaques os painéis Imunização – Microplanejamento para atividades de vacinação de alta qualidade nos municípios do RS; Saúde Digital para Todos: integração e potencialidades da Rede Nacional de Dados (RNDS) e Plataforma Conecte SUS. Telessaúde e Avanços; e "Desafios da Judicialização na Saúde Pública: Responsabilidades e Impactos na Gestão do SUS".
Nenhum comentário:
Postar um comentário