O que é luxo para você? Uma conta bem gorda no banco. Uma
Mercedes-Benz na garagem. Um passaporte muito carimbado. Um guarda-roupa cheio
de peças de marca e por aí vai. Está certo. Essa visão narcísica que marcou o
conceito há anos está, agora, disputando espaço com um novo jeito de ser e viver
o luxo.
“Todos nós somos do luxo. O luxo está dentro de cada um. Cada
um lida com o luxo dentro das suas possibilidades, claro”, afirma Paulo Roberto
Chiele, escritor e consultor do assunto. Ao lado de Claudio Diniz, também especialista
do segmento, conduziu o curso Como Funciona o Mercado de Luxo no Brasil,
promovido pela Revista Onne & Only, recentemente em Porto Alegre. O
que passa despercebido por muita gente é que o luxo vem do querer fazer bem
feito, do querer fazer algo novo, inédito. De um trabalho irreparável. “Qualidade
total, personalização, beleza, originalidade, atemporalidade marcam o conceito de luxo, que não
segue modismo”, diz Chiele.
Para quem vira a cara para o luxo, precisa, agora, rever sua
maneira de pensar. “O atual cenário do luxo está cercado de novos valores. Há uma
preocupação com o bem-estar, com o meio-ambiente, com a vida de modo geral”,
defende Diniz. Para ele, o consumidor que ir onde o dinheiro não tem mais
importância. Ele quer consumir e ter uma experiência que enriqueça a alma. Afinal,
quanto vale uma experiência? Pouco, muito, médio, nenhum dinheiro? O preço não
dita o luxo. O luxo sim, dita o preço.
O luxo tradicional, que permeia ambientes glamourosos, de
grandes fortunas e ostentação, disputa, lado a lado, nos dias atuais, com o
luxo contemporâneo, marcado pela elegância com simplicidade. O novo mercado do
luxo valoriza pessoas bem-sucedidas no trabalho, que não exibem marcas em
roupas, que preferem viagens sensoriais, em substituição de passeios para ver e
ser visto, que cuidam e respeitam o próximo e a natureza. “Carinho, prestígio e
atenção à pessoa definem o mercado de luxo”, defende Claudio.
João de Lucena, Revista Onne & Only, Paulo Roberto Chiele, Claudio Diniz e Marcelo Tovo, Revista Onne & Only |
Então, que um produto ou serviço bom é caro, ninguém
discute. Assim como, os consultores concordam que luxo é ter tempo, ter
gratidão, ter fé, ser honesto, ter afeto, ser sustentável, ter persistência,
ser correto, fazer o bem, ser feliz. Luxo, atualmente, é elegância na alma e
experiência em consumo.
Texto perspicaz e conciso, parabéns, querido Adriano.
ResponderExcluirLuxo foi poder dividir este momento contigo.
Abracao!
Marcelo
Obrigado, querido Marcelo. Fico feliz que tenham gostado do texto. Um forte abraço
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