segunda-feira, 17 de abril de 2017

o novo luxo

O que é luxo para você? Uma conta bem gorda no banco. Uma Mercedes-Benz na garagem. Um passaporte muito carimbado. Um guarda-roupa cheio de peças de marca e por aí vai. Está certo. Essa visão narcísica que marcou o conceito há anos está, agora, disputando espaço com um novo jeito de ser e viver o luxo.

Todos nós somos do luxo. O luxo está dentro de cada um. Cada um lida com o luxo dentro das suas possibilidades, claro”, afirma Paulo Roberto Chiele, escritor e consultor do assunto. Ao lado de Claudio Diniz, também especialista do segmento, conduziu o curso Como Funciona o Mercado de Luxo no Brasil, promovido pela Revista Onne & Only, recentemente em Porto Alegre. O que passa despercebido por muita gente é que o luxo vem do querer fazer bem feito, do querer fazer algo novo, inédito. De um trabalho irreparável. “Qualidade total, personalização, beleza, originalidade, atemporalidade marcam o conceito de luxo, que não segue modismo”, diz Chiele.

Para quem vira a cara para o luxo, precisa, agora, rever sua maneira de pensar. “O atual cenário do luxo está cercado de novos valores. Há uma preocupação com o bem-estar, com o meio-ambiente, com a vida de modo geral”, defende Diniz. Para ele, o consumidor que ir onde o dinheiro não tem mais importância. Ele quer consumir e ter uma experiência que enriqueça a alma. Afinal, quanto vale uma experiência? Pouco, muito, médio, nenhum dinheiro? O preço não dita o luxo. O luxo sim, dita o preço.

O luxo tradicional, que permeia ambientes glamourosos, de grandes fortunas e ostentação, disputa, lado a lado, nos dias atuais, com o luxo contemporâneo, marcado pela elegância com simplicidade. O novo mercado do luxo valoriza pessoas bem-sucedidas no trabalho, que não exibem marcas em roupas, que preferem viagens sensoriais, em substituição de passeios para ver e ser visto, que cuidam e respeitam o próximo e a natureza. “Carinho, prestígio e atenção à pessoa definem o mercado de luxo”, defende Claudio.

João de Lucena, Revista Onne & Only, Paulo Roberto Chiele,
Claudio Diniz e Marcelo Tovo, Revista Onne & Only 
Então, que um produto ou serviço bom é caro, ninguém discute. Assim como, os consultores concordam que luxo é ter tempo, ter gratidão, ter fé, ser honesto, ter afeto, ser sustentável, ter persistência, ser correto, fazer o bem, ser feliz. Luxo, atualmente, é elegância na alma e experiência em consumo.


2 comentários:

  1. Texto perspicaz e conciso, parabéns, querido Adriano.
    Luxo foi poder dividir este momento contigo.
    Abracao!
    Marcelo

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    1. Obrigado, querido Marcelo. Fico feliz que tenham gostado do texto. Um forte abraço

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