O papo de hoje é sonhar! Não vou escrever sobre o que acontece conosco quando dormimos e, sim, sobre àquelas "coisas" que mais queremos no mundo! Há quem diga que sonhar é uma maneira de nos tornarmos vivos. Já Fernando Pessoa escreveu que "o homem é do tamanho do seu sonho"! E vou adiante: quem nunca escutou que "o sonho alimenta a alma" ou que "sonhar não custa nada"? Parece mesmo que a sociedade faz a gente acreditar que o importante é ter "doces devaneios"!
Esses dias um amigo me perguntou qual era o meu sonho - ou quais os meus "doces devaneios"! Imediatamente fiquei a observá-lo, em silêncio! Foquei para o teto, desviando o olhar para mesa. Em seguida balbuciei:
- Hammm!!
Mas, de repente, falo:
- Eu não tenho sonhos.
Ele ficou surpreso. Na verdade, bem decepcionado com o que ouviu. Parece, num primeiro momento, uma resposta um tanto quanto triste e desanimadora. Mas, se me acompanharem no raciocínio, verão que não estou nem um pouco deprimido. É, apenas, uma maneira menos sofredora, mais palpável e mais confortante de levar a vida.
Sempre fui um sonhador, desde pequeno! Já na infância queria ser um profissional de sucesso e rico, com haras, carros de todos os tipos e casas em vários cantos do Planeta. Com o tempo, já no mercado de trabalho, no mundo real, percebi que os meus sonhos tinham um preço muito alto (dedicação de 24h ao trabalho, ser "político com as pessoas" - não sendo eu mesmo-, abandonar o convívio famíliar e amigos, engolir sapos e brejos inteiros, enfim, largar as coisas simples que gosto tanto)! Mas, se fosse só isso, ok! O que muita gente não se dá conta é que tem ainda o fator "bumbum-pra-lua"! É um conjunto que vai definir o rumo da tua vida e não apenas o que almejamos.
A vida é cheia de "nãos" e "poréns"! Esbarramos milhares de vezes neles. Infelizmente, a vida é assim. Com o tempo vi que sonhar pode nos fazer sofrer. O sonho pode alimentar as nossas frustrações. O sonho pode nos fazer pensar que não demos certo neste plano. Tudo bem, sonhar é de graça, mas pode nos machucar feio.
Por isso troquei os "doces devaneios" por desejos. Desejos concretos que posso realizar. Não nasci em berço de ouro, mas tenho uma profissão, gosto do que faço e me dedico muito para crescer nela. Hoje, desejo muita coisa. Desejo saúde, um dia de trabalho legal, um fim de semana divertido, uma casa maior, uma viagem de férias "supimpa" e por aí vai! O resto é lucro!
Se eu fosse levar a sério àquelas frases lá do primeiro parágrafo, bah, eu tava morto, era um anão de jardim e minha alma era esfomeada! Sonhar, realmente, não custa nada! Mas vejo que pode custar a felicidade! Estou preferindo "comprar" projetos de vida que possa "pagá-los", ou melhor, torná-los realidade! Afinal, quero ser feliz agora e não viver com a possibilidade de ser feliz amanhã.
O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Comentários vazios, com palavrões ou contra o blogueiro não serão publicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário