O documentário estará disponível no canal do artista no YouTube, no próximo dia 7 de agosto, após show no Auditório CEIT Tramontina, em Carlos Barbosa, às 20h, em que Leandro Zen (voz e piano, que, aliás, ele mesmo fabricou), acompanhado de Nenê Fragata, produtor musical do álbum Dunas de Algodão (baixo) e de Luciano Freitas (bateria), fará o lançamento do audiovisual. Durante o show, o público também poderá mergulhar na atmosfera da obra através das animações dos clips das faixas do álbum Dunas de Algodão. O filme conta com Com participações de Leandro Zen, Thaís Sobrinho (Artista Colagista), Nenê Fragata (Produtor Musical), José Carlos Ribeiro (Ativista Cultural) e Nilton Filho (Diretor do Teatro Nilton Filho), produção da Mantra Cultural e imagens da Lactato Movies.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195/2022), do Governo Federal, a obra, como Leandro Zen destaca, tem, em essência, o objetivo de transmitir ao público o valor do que ele chama de Cultura Zen, sendo a arte e a meditação um caminho para ela. "Toda a minha vida está vinculada a essa filosofia e prática de ser, e pela minha arte toco na grandeza e na urgência do autoconhecimento para uma mudança interior que é necessária se quisermos realizar transformações tão importantes para o mundo hoje", ressalta Leandro.
Um convite à imaginação e ao mergulho interior
A realização do projeto acontece como o próximo passo, a evolução do álbum Dunas de Algodão, já que, como diz o artista, "a música puxa para a imagem". "Eu queria contar a história de um personagem que está em busca de entender quem ele é e o que significa a vida. Esse personagem pode ser qualquer um de nós, afinal todos estamos buscando respostas em todos os cantos. Queria trazer profundidade e poesia para essa busca". Assim, a obra audiovisual vai muito além das canções. A imagem é coprotagonista. Seja nas diversas cenas da cidade do interior gaúcho onde Leandro Zen nasceu e vive até hoje, em referência a uma das canções do álbum, "Cidadezinha do Interior", e ao próprio interior de cada pessoa. Seja nas animações com as ilustrações exclusivas feitas para o projeto pela artista Thaís Sobrinho, que instigam a imaginação e complementam a experiência e o mergulho na proposta da obra.
Zen na vida e na arte
"Quando somos jovens, queremos sair do interior. Mas algo me soprava que a minha arte tinha que amadurecer aqui para chegar nesse momento. Fui escrevendo sobre as coisas do interior, que são a minha matéria-prima, e sempre me mantive independente. Hoje, o que quero é a paz, a natureza, sendo local e global ao mesmo tempo, aqui na minha cidade. Num mundo com muitas cópias, acho que tenho a coragem de ser eu mesmo, não me apego ao tradicional, e assim posso ajudar as pessoas a serem elas mesmas". Assim o artista Leandro Zen, 39 anos, descreve um pouco sobre sua personalidade e objetivos.
Leandro Debenetti leva o "Zen" em seu nome artístico com autenticidade. Praticante de meditação e um amante da filosofia oriental, ele traz a serenidade e a tranquilidade entre as suas características pessoais e musicais. O músico trabalha no próprio estúdio em sua casa, onde passa horas ao piano compondo e criando. "Muito se discute hoje sobre o conteúdo artístico, a qualidade poética. Meu propósito é trazer em minha arte, em meus shows, uma experiência de paz, tranquilidade e qualidade, por meio da energia e da presença que o artista pode levar ao seu público".
Outras obras de Leandro Zen:
- Curta metragem "Reencarnação", exibido no Tela Digital – TV Brasil, 2011.
- EP "Mistérios" – 2015.
- Prêmios locais de melhor música e melhor letra para "Trem Fumaça" – 2017.
- Single "Nossa História" – Leandro Zen feat Nei Van Soria – 2019.
- Projeto Cultura Zen – livros e cursos. Dentro deste projeto, Leandro lançará em breve trabalho no âmbito da Educação junto a escolas públicas de Carlos Barbosa, ensinando meditação com música e arte para as crianças (com recursos do Pró-cultura RS, Secretaria da Cultura do RS e Lei Paulo Gustavo).
- Álbum "Dunas de Algodão" – 2023.
www.leandrozen.com.br
www.dunasdealgodao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário