Aniversário do Pão dos Pobres ganha segunda etapa do restauro da fachada, crédito Sandra Modena |
As atividades iniciam em 15 de agosto, quinta-feira, data do aniversário do Pão dos Pobres. Ao longo do dia serão realizadas apresentações envolvendo o público atendido pela instituição, colaboradores e a comunidade. À tarde haverá uma breve solenidade de entrega da segunda etapa de restauro do prédio histórico, o qual a fachada principal foi entregue à comunidade em 2023. “Essa é mais uma etapa de entrega desse importante prédio que carrega parte da história da nossa cidade. As fases do restauro das fachadas do prédio histórico contam exclusivamente com a Lei de Incentivo à Cultura. São projetos que já estavam definidos havia meses, com aportes de empresas, assim como ocorreu no ano passado, com a fachada principal”, explica o arquiteto Lucas Volpato, que capitaneia a ação de revitalização.
De outro lado, a instituição segue a campanha para a recuperação interna de seus espaços que ficaram comprometidos com as enchentes de maio deste ano. Para Irmão Albano Thiele, Diretor Geral do Pão dos Pobres, é muito gratificante retomar as atividades interrompidas por cerca de dois meses e comemorar mais um ano da instituição. “Passamos por momentos de muitas incertezas agora em 2024, mas somos fortes e resistimos graças ao apoio de outras empresas parceiras e da comunidade, que tem participado ativamente, seja via PIX ou pela doação do Imposto de Renda”, ressalta.
Dentre as atrações culturais, a banda do Exército e a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, formada por jovens atendidos pelos projetos do Pão dos Pobres. O grupo se destaca pela sua qualidade e técnica de seus integrantes. Aprendizes dos cursos profissionalizantes também estão produzindo um curta-metragem caseiro resgatando a história da instituição. Vale destacar que este projeto não apenas fomenta a criatividade dos jovens, mas também reforça o compromisso da Fundação com a educação e o desenvolvimento integral de seus atendidos. Num primeiro momento, o curta-metragem será apresentado de forma interna, e as crianças das oficinas de musicalização também participam dos festejos.
E para otimizar a comunicação do Pão dos Pobres, a instituição também aproveita as comemorações de seu aniversário para reforçar o lançamento do novo site. A nova plataforma veio para facilitar a interação entre a instituição, a comunidade, meio empresarial e os apoiadores. Permitindo que todos acompanhem as atividades, eventos e projetos do Pão dos Pobres de maneira mais eficaz, com um canal direto para doações, voluntariado e parcerias.
Passeio de Bike sai da zona sul e vai até o Pão dos Pobres, crédito Rafael Guido Angeli |
Passeio de Bike
Um dos pontos altos da comemoração será a terceira edição do Passeio Ciclístico do Pão dos Pobres, a ser realizado no dia 25 de agosto de 2024, domingo. Um evento que promete movimentar Porto Alegre e promover a integração da comunidade. Com saída prevista às 9h, do bairro Cavalhada, na zona sul, o percurso seguirá até a orla do Guaíba, com chegada na quadra do Pão dos Pobres, na Cidade Baixa. A participação é livre e não haverá inscrição prévia. “O passeio ciclístico do Pão dos Pobres tem se tornado uma tradição na cidade. Sua terceira edição ganha um significado especial no atual momento de retomada da fundação. Portanto, este evento não é apenas uma oportunidade de praticar atividade física. Mas também um encontro de união e resiliência”, adianta Rafael Guido Angeli, educador social da Fundação O Pão dos Pobres que é ciclista e um dos idealizadores do projeto. Empréstimos e doações de bikes e acessórios de ciclismo como capacetes e outros são bem-vindos. Informações sobre o passeio disponíveis pelo WhatsApp 51 99121 3918.
Percurso
Os participantes se encontrarão na praça da rua Stephan Zweig número 200, no bairro Cavalhada, zona sul da capital. Concentração às 8h30min e a saída marcada às 9h. Que levará os ciclistas por um percurso que passa pela orla do Guaíba, um dos cartões-postais mais queridos de Porto Alegre. A chegada será na quadra do Pão dos Pobres, na República 801, Cidade Baixa, onde diversas atividades de integração e lazer aguardam os ciclistas. No final do evento será realizada uma confraternização entre os participantes, onde será servido algumas frutas e docinhos cedidos por um parceiro do projeto.
Serviço:
Aniversário do Pão dos Pobres com atividades culturais e musicais. E a terceira Edição do Passeio Ciclístico do Pão dos Pobres. Dia 25 de agosto de 2024, domingo. Concentração às 08h30min e saída às 9h da praça próxima a rua Stephan Zweig número 200, no bairro Cavalhada, zona sul da capital. Percurso segue indo em direção a orla do Guaíba, com chegada na quadra do Pão dos Pobres, na República 801, bairro Cidade Baixa. Atividades na chegada com confraternização. A participação é livre, não haverá inscrição prévia. Para segurança de todos, os organizadores sugerem que os participantes usem capacetes ciclísticos e demais equipamentos de proteção. Apoio Brigada Militar, EPTC e MPRS. Em casa de chuva o evento será transferido e nova data será informada nas redes sociais do Pão dos Pobres.
Sobre a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, em Porto Alegre
A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende mais de 1.800 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A instituição tem 129 anos de existência e oferece três serviços: Acolhimento Institucional, Aprendizagem Profissional e Serviço de Convivência e Educação Integral. Do total de atendidos,160 crianças e adolescentes com idades de zero a 18 anos (incompletos) têm o Pão dos Pobres como sua moradia. A instituição serve cerca de 42 mil refeições mensalmente e é mantida com recursos do Funcriança, parcerias com órgãos municipais e empresas parceiras, por meio de cotas de aprendizagem profissional. Doações via PIX (em duas opções de chaves: e-mail paodospobres@paodospobres.com.br ou CNPJ 92666015/0001-01). Mais em www.paodospobres.org.br
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário