sexta-feira, 26 de agosto de 2011

a nossa sessão da tarde

Hoje eu passo a entender os motivos por que a Globo exibe há tantos anos a clássica Sessão da Tarde. Porque têm filmes que precisam ser revistos para ficarem guardados na memória. Sejam eles muito bons, com tramas emocionantes e que nos tocam, ou mesmo os muito ruins, para sabermos que existe coisa mal feita por aí.

O que não nos damos conta é que dentro da mente existe uma área que deveríamos acionar quase sempre. Eu a chamo de Sessão da Tarde. Quem já não disse a frase: "Esse filme eu já vi"? Pois é, cheguei onde queria. Somos personagens da vida real, cheia de mocinhos e vilões. Cada ciclo da nossa vida pode ser comparado a uma verdadeira película com início, meio e fim. 

Eu já vivi comédias, dramas, suspense e, é claro, romance em curtas, médias e longas metragens! Sem falar nas desastrosas e divertidas comédias românticas. Acho todas iguais: meladas num primeiro momento, depois enroladas, críticas e dramáticas num terceiro estágio, tristes num quarto período e engraçadas num quinto e bem distante momento, quando tudo já passou!

E quando o assunto é relacionamento amoroso, meus amigos, daí a Sessão da Tarde reprisa que é uma beleza. É impressionante! Esses dias eu disse para mim mesmo a frase: "Esse filme eu já vi", aliás, "Esse filme eu já vivi"! E o final do enredo já visto não foi igual ao da ficção e não batia com o roteiro que eu acreditava ser justo.

Bom, hoje, quando imagino a vinheta com aquela musiquinha que tocava sempre às 15h na Globo, imediatamente, paro tudo o que estou fazendo e sento na primeira poltrona ou cadeira que tiver na minha frente. Respiro fundo e começo a resgatar frame por frame do filme que acredito já ter assistido - vivido. O exercício é ótimo porque tudo vem à tona de novo. É excelente para podermos escolher o final do longa-metragem que nós achamos mais justo. Acho digno EU decidir qual o fim quero para a MINHA história.

Não quero ser James Cameron, Martin Scorsese, Steven Spielberg ou Francis Ford Coppola. Busco apenas construir uma trama que sempre me faça ter vontade de rever na minha Sessão da Tarde. Que seja lembrada pelos momentos de humor, de felicidade, de perseverança, de lutas, de vitórias, de conquistas e de amor.

The End


Nenhum comentário:

Postar um comentário