terça-feira, 30 de abril de 2024

Cutelaria de Gramado abre linha de produção com modelo centenário de forjar a partir de molas de aço

Empresa líder em cutelaria artesanal no Sul do país, com pontos de vendas em todos os estados do Brasil e exportação para mais de 15 países, a SG Facas Artesanais de Gramado decidiu voltar às origens da produção artesanal para criar uma edição especial de facas artesanais. 

Para isso, a marca está lançando a Linha Origens by Maciel Burtett, abrindo na fábrica localizada na Serra Grande em Gramado, uma linha de produção específica para produção e forja de aço aos moldes da produção original de itens como enxadas, foices e facões.

O empresário Maciel Burtett comanda a SG Facas há 19 anos, período em que chegou à liderança no segmento. Mas, sua ligação com a arte da cutelaria e do fogo vem de família. Os primeiros registros são de que os antepassados da família já forjavam utensílios por volta de 1917.

O avô  de Maciel, Ervino Weber,  foi um dos pioneiros na produção e forja de utensílios de forma artesanal no Rio Grande do Sul. Seu pai, Ângelo Burtett, seguiu a tradição e continuou com a forjaria até Maciel inaugurar a SG há 19 anos.


“Com a Linha Origens estamos trazendo de volta o processo de forjaria original, com conceito de  transformação do metal base e bruto em produtos de alto padrão, excelente acabamento de durabilidade maior. É uma homenagem ao passado e, pensando no futuro”, destaca o empresário Maciel Burtett.

Para a nova linha de produção o objetivo é trazer ao mercado cerca de 8 modelos de facas, com uma produção mensal de cerca de 500 peças. A matéria prima será as molas de aço.

“A empresa do meu avô e do meu pai produzia ferramentas agrícolas com mola de caminhão que é um material muito bom e com alta dureza. A empresa começou assim com a produção de enxadas, foices e facões”, conta Maciel. 

Para a produção serão coletadas as molas, que têm aço muito resistentes. Após, o material será levado para a empresa onde será feito o processo de cortar, forjar, temperar, dar formato e acabamento com cabo e bainha.

“Remodelamos um setor dentro da fábrica só para esta produção. Nosso desafio é aprimorar os métodos de produção artesanal a partir das origens de nossos antepassados”, finaliza o empresário.

Mais informações em: www.sgfacas.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário