quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

um homem de possibilidades!

Dia 30 de dezembro de 2009. Praia de Atlântida Sul, litoral norte gaúcho. Final de tarde e, por um descuido, tropeço no sofá da sala. Machuco o dedinho do pé.  Dou tchau para aquele ano e as boas vindas para 2010 manco! Prenúncio de tempos difíceis pela frente ou apenas um resquício ingrato de um ciclo que estava se encerrando?

Dia 31 de dezembro de 2010. Praia de Imbé, litoral norte gaúcho. Amigos reunidos e absorvendo do sol, onde todos estavam, boas energias para mais um novo ano. Quando surgiu a ideia de falarmos sobre os nossos últimos 12 meses.

Lembra da perguntinha do primeiro parágrafo? Pois é! O destino me reservou a primeira opção. Tudo bem, sejamos justos. Viajei para a Europa, minha saúde esteve ótima, não dormi ao relento, tinha pão, leite e trabalho (que não é sinônimo de dinheiro, viu?). Porém, enfrentei muitas e todas as dificuldades que se possa imaginar. Sozinho! Fui ao limite ou, como dizia a personagem Armênia, da novela global Rainha da Sucata, estive:

... Na chon (= no chão)!

Mas o saldo negativo na conta emocional, psicológica , financeira, sócio-cultural me serviu para ver o homem de possibilidades que sou. Possibilidade de uma família presente, possibilidade de amigos verdadeiros, possibilidade de administrar com criatividade a crise, possibilidade para entender a fase ruim e a possibilidade para virar a página.  

Naquela linda tarde ensolarada do finalzinho de 2010, aproveitei para dar a última vomitada verbal para os amigos, aquela que limpa o estômago e nos faz ficar bem. Decidi deixar no calendário velho, aquele que jogamos no lixo do trabalho antes de iniciar a folga do reveillon, todas as lamentações, as lágrimas e as inseguranças. Respirei fundo, sorri e disse:

- 2010 não foi bacana comigo. Mesmo com muitas lágrimas derramadas, eu venci. Hoje estou aqui para dar adeus a ele e comemorar a chegada de uma nova era! 2010 foi e eu fiquei, e mais forte, enquanto que 2010 já está no passado.

Feliz 2011! 

Primeiros minutos de 2011...
 

Um comentário:

  1. Nossa... 2010 não foi nada bom comigo tambem... mas não há nessa vida o que nos derrube e que não possamos, limpar os joelhos, levantar "lindos e sacudindo a poeira" apesar da dor que estamos sentindo... Bola pra frente que 2011 vem aí, com tudo para mais uma vez mostrarmos nosso carnaval...

    ResponderExcluir