domingo, 17 de março de 2024

Farol Santander Porto Alegre homenageia Vinicius de Moraes com exposição inédita no RS

Credito Instituto Moreira Sales
O Farol Santander Porto Alegre volta a apresentar uma nova exposição temática em referência às mais notáveis personalidades artísticas do Brasil. A partir de 20 de março (quarta-feira), os gaúchos e turistas conhecerão Vinicius de Moraes – por toda a minha vida, uma mostra inédita no RS que aborda a vida e a obra daquele que foi poeta, músico, letrista, diplomata, homem de teatro e imprensa, entre outras atividades. A exposição conta com 350 itens, incluindo materiais inéditos e originais, em exposição na Galeria do icônico edifício. Com curadoria de Eucanaã Ferraz e Helena Severo, a mostra fica em cartaz até 19 de maio de 2024 (domingo).

“É com muita alegria que o Farol Santander Porto Alegre abriga a exposição Vinicius de Moraes – por toda a minha vida. A mostra traz aspectos que vão além da biografia do diplomata, poeta, dramaturgo, jornalista, compositor e cantor brasileiro e nosso apoio a essa iniciativa reforça a importância que a cultura tem para o Santander e, principalmente, nosso compromisso com a sociedade pela valorização do que o Brasil tem de melhor”; ressalta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.

A partir de uma vasta e cuidadosa pesquisa curatorial a exposição busca estabelecer uma ponte entre o largo tempo de produção artística de Vinicius de Moraes e a atualidade, dando oportunidade ao visitante de se aproximar e se aprofundar sobre o autor.

“Vinicius de Moraes cristalizou em suas criações e em sua figura pública uma série de mudanças comportamentais que marcaram a história cotidiana do século XX. Viveu essas transformações libertárias, deu voz a muitas delas e foi um dos principais atores no processo de modernização da cultura e da mentalidade brasileiras. Vinicius de Moraes, Por toda a minha vida, tenta abarcar as linhas que definem a vida e a obra de Vinicius”; comentam os curadores Eucanaã Ferraz e Helena Severo.

Ocupando a Galeria do Farol Santander Porto Alegre, a exposição será composta pelos núcleos Música, Poesia, Artes e Cidades, além de um espaço inteiramente dedicado à obra infantil A Arca de Noé. Com um marcante caráter museográfico – documentos originais, manuscritos, livros, poemas, vídeos e fonogramas – todos os núcleos terão uma forte presença de obras de arte.

Djanira - Estudos para cartaz de Orfeu da Conceicao 1 
 foto Rafael Adorján



Vinicius de Moraes teve entre seus grandes amigos artistas importantes, como Di Cavalcanti, Portinari, Santa Rosa, Carlos Scliar, Carlos Leão, Djanira da Motta e Silva, Oscar Niemeyer, Elifas Andreato, Augusto Rodrigues, entre outros. Vinicius escreveu poemas, crônicas, notas biográficas e críticas sobre eles, além de alguns destes nomes terem colaborado diretamente com sua obra em diferentes momentos da vida. Pinturas correspondentes a alguns dos artistas citados, como Carlos Scliar, Carybé e Di Cavalcanti, são parte da Coleção Santander Brasil.

Entre as mais conhecidas e notáveis facetas de Vinicius estão a música e a poesia. O compositor de “Garota de Ipanema” redimensionou, a um só tempo, as figuras do intelectual e do cancionista. No primeiro caso, tornou-se um de nossos poetas mais importantes; no segundo, revolucionou a música popular, ao lado de Tom Jobim e João Gilberto, quando deram forma às inovações da Bossa Nova. Sendo assim, a exposição terá uma série de fonogramas com poemas de sua autoria, narrados por ele mesmo, como “Soneto da Separação”; “Poética I” e “Pátria Minha”.

Em relação às músicas, uma série de vídeos do programa MPB Especial Vinicius de Moraes e Toquinho, da TV Cultura, gravado em 1973, serão exibidos. Entre os sucessos estão: “Chega de Saudade”; “Eu Sei que Vou te Amar”; “A Felicidade” e “Garota de Ipanema”.

A ala da exposição batizada de Cidades traz documentos relativos aos diversos locais em que Vinicius esteve como poeta, cantor e destaca ainda sua atuação como diplomata. Entre os itens, estão correspondências que ele trocava principalmente com Tom Jobim.

A mostra ressalta ainda a obra musical e literária A Arca de Noé, lançada por Vinicius em 1980, com ilustrações de Elifas Andreato, voltada ao público infantil. Nesse ambiente fotografável, terá uma reprodução da arca com animais e ambientação com as músicas e desenhos.

Serviço: Exposição Vinicius de Moraes – por toda a minha vida


Farol Santander Porto Alegre 

R. Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico, Porto Alegre

Terças à sábados, das 10h às 19h.

Domingos e feriados, das 11h às 18h

(Último acesso para visitação 1h antes de fechar o espaço) Ingressos: R$ 17,00 (inteira) e R$ 8,50 (meia)

Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).

Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão  Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada  para o Farol.

GRATUIDADE: Crianças até 2 anos e 11 meses.

Link para compra: https://www.farolsantander.com.br/#/poa/agenda



Nenhum comentário:

Postar um comentário