quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

egoísmo congestiona o trânsito

Bah! O trânsito de Porto Alegre está caótico. Existem muitos, muitos e muitos automóveis trafegando, as vias são estreitas e há sinaleiras em excesso. O que me espanta é que ainda espalham fiscalização eletrônica pela capital, como se conseguíssemos andar em alta velocidade. Somado a tudo isso estão os motoristas “manetas” ou, para quem fica ofendido, “os sem noção de espaço” – e com habilitação, o que é pior! É de chorar ouvindo a música “Oceano”, de Djvan, no som do carro.

Ok! Ninguém é obrigado a ser um Airton Senna, mas poderiam ser uma Lady Day. Digo isso, porque tem um fator  gravíssimo congestionando o racioncínio da humanidade: o egoísmo. Na direção, a única coisa que importa para as pessoas é o carro delas. Como canta Paula Toller, do Kid Abelha, "...os outros são os outros e só"!

Numa bela manhã, um belo engarrafamento brota do nada! E para ajudar, uma balzaquiana para o carro basicamente no meio da rua. Sim, ela poderia ter se posicionado bem ao lado do canteiro central, possibilitando que os outros passassem numa boa. Mas não, o egoísmo é muito maior que a solidaderiedade e a manutenção da civilização.

Ao tentar ultrapassar, meu espelho retrovisor encostou no dela. BOOOOMMM! Uma bomba explodiu e ela surtou. Educadamente abri meu vidro e disse:

- Calma! A senhora poderia aproximar seu carro para não congestionar o trânsito!

Nervosa, aos prantos, gritava:

- blál kudje kdeuhdakaidkxldo. Sai de casa mais cedo!!!

É prepotência do ser humano achar que pode mandar no outro. Sem falar que não é uma questão de atraso e, sim, de respeito ao próximo. Não temos o direito de atrapalhar a vida do cidadão, principalmente, em via pública. Naquele dia ficou claro para mim que NÃO preciso me estressar - e NÃO vou - com gente que NÃO sabe conviver em grupo. Descobri que pode ser muito mais interessante fazer trajetos novos e, de preferiência, amplos. Até hoje não me deparei com problemas desse tipo com essa minha nova postura. 

Ok! Mesmo as vias largam param! Paciênciaaaaaaaa!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário