sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

mexa-se, pelo menos nos finais de semana

A ordem é só uma: mexa-se. Mas, infelizemente, tem muita gente que não consegue colocar a atividade física na rotina diária e só consegue praticar algum esporte nos finais de semana. Mas para essa turma, tem notícia boa para a saúde, viu?

Pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, e da Universidade de Sydney, na Austrália, acompanharam a saúde de 64 mil ingleses e escosses com mais de 40 anos e o tempo usado por eles para exercícios durante 18 anos. Conclusão: os "atletas de fim de semana" que cumpriram sua cota semanal em apenas dois dias reduziram suas chances de problemas vasculares em 41% e de câncer em 18% se comparados com pessoas sedentárias.

Para Gary O'Donovan, autor do estudo e especialista em atividade física e saúde da Universidade Loughborough, o importante é se exercitar com o propósito de melhorar a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com idades entre 19 e 64 anos precisam fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada, como pedalar ou caminhar em ritmo mais acelerado, semanalmente. Ou 75 minutos (1h15) de atividade aeróbica intensa, como corrida ou jogar tênis.

Ainda é possível combinar exercícios de intensidades diferentes, como correr por 30 minutos duas vezes por semana e caminhar uma vez por 30 minutos. Exercícios de força, como musculação, devem ser praticados duas ou mais vezes na semana, envolvendo todos os músculos.

De qualquer forma, a recomendação é consultar um médico e um educador físico antes de sair por aí correndo como atleta.


Fonte: artigo publicado na Revista científica JAMA Internal Medicine

Nenhum comentário:

Postar um comentário