terça-feira, 4 de abril de 2017

as belezas do ecodesign

Uma obra em casa, muito descarte de madeira e uma ideia que mudaria a vida de Sinval Sampaio. Foi assim, em 2010, que o protético dentário se tornou ecodesigner. E antes mesmo da reforma terminar, os restos de madeira se transformaram em bancos, painel de parede e bancadas.

Assim surgiu o interesse em aliar o potencial que a natureza oferece com seu design próprio e orgânico, com uma forma consciente de reaproveitamento sem agressões à natureza”, diz Sinval. As árvores são, hoje, o principal material de trabalho dele. Galhos e troncos, de espécies tombadas pela ação dos ventos e chuvas, são resgatados da própria natureza.

Daí, é só olhar a peça e pensar no projeto. “Observo a forma natural da madeira e procuro obter seu melhor reaproveitamento com o mínimo de interferência, mantendo sua forma original para produção”, afirma Sampaio. Surgem, então, esculturas, móveis e acessórios para casa ou escritório. Mesas, bancos, chaises, gardens seats, pufes, luminárias, candelabros e centros de mesa estão entre as mercadorias mais produzidas. Todas as peças são tratadas, aumentando a durabilidade e evitando pragas como cupins.

E o resultado, não faz bem apenas aos olhos de quem adquire uma obra de arte. Deixa um algo mais na alma e na vida de Sinval. “ É um contato que transmite uma energia própria da natureza, aflorando em mim a criatividade. Transmite uma paz interior. Dá uma sensação de bem-estar e satisfação de produzir algo bonito e saber que está contribuindo em dar uma nova vida aquela peça que seria descartada!”, conclui.

Informações:
Facebook/SinvalSampaio

2 comentários: