sexta-feira, 21 de abril de 2017

brandas emoções

por adriano cescani
Em fevereiro de 2010, com 34 anos, fiz minha primeira viagem para a Europa. Conheci a Espanha, a Inglaterra, a França e a Holanda. Foi a realização de um sonho. Desvendar o velho continente é uma experiência única e fascinante. Lembro-me que ao comentar com amigos e parentes sobre meu passeio, logo de cara me perguntavam como eu me sentia com essa conquista. Eu respondia, timidamente: 
Bem.
OHHH! Não satisfeitos, Insistiam em saber se eu estava empolgado. Eu retrucava:
Normal.
Cruz credo, só isso? – diziam todos. Confesso que minha empolgação era modesta. Parecia que eu iria dar um pulinho ali ena Serra Gaúcha ou litoral. Mas também não sei o que eles esperavam de mim: que eu gritasse, que eu pulasse, que eu chorasse, talvez, que eu recitasse poemas em cada língua? Well!
***
Um tempo atrás eu estava almoçando com uma amigona. Papo vem, papo vai, e lá entrou na conversa um assunto comum a todos: os sentimentos. Falamos, na verdade, de uma situação nada muito animadora e que me remeteu para a história acima recém contada. O quanto nossas emoções vão “abrandando” com o passar dos anos.
É fato incontestável! As nossas emoções são exageradas quando se é jovenzinho, seja criança ou adolescente, e ganham outra escala, bem menor, quando atingimos a maturidade, – depois dos 30, pode-se assim dizer. Infelizmente, na fase adulta, nossa “animação” não tem mais àquela mesma intensidade eufórica da juventude. Parece que o viço contagiante que faz o nosso coração sair pela boca – por alegria, por paixão, por sofrimento – vai diminuindo.
Não é uma visão pessimista da vida, até porque não somos – eu e minha amiga – duas pessoas “brochadas” com os caminhos de nossas trajetórias. Só percebemos que ao longo da nossa caminhada vamos colhendo todos os tipos de frutos, bons e ruins, de diversos tamanhos e de vários sabores. Alguns frutos mais doces, outros mais amargos, outros azedos. E é essa mistura que equilibra o nosso paladar existencial. Ou seja, o acúmulo de situações vivenciadas nos “amornam”, pois vamos conhecendo as dores, os sofrimentos, as decepções e, é claro, as realizações. Já quando não se tem muita experiência de vida tudo é 8-80.
Na adolescência, uma festa de fundo de quintal, com cerveja quente e com meia dúzia de jovens querendo descobrir o mundo era a melhor balada do mundo. Uma ida de ônibus no inverno, entre amigos, para o litoral gaúcho – ver o mar chocolatão – era a sensação mais libertadora da vida. E as primeiras paixões, então, nossa, tudo era demais! Amor demais, dramas demais, sofrimento demais!
Como adultos, a balada mais VIP da cidade “é legal”, mas é mais um evento entre tantos que já fomos e iremos. Uma viagem interestadual ou internacional “é legal”, mas é mais uma viagem. Um novo relacionamento “é legal”, mas sabemos que se não der certo, virão outros e, que gostamos das pessoas de forma diferente. Um relacionamento sempre é diferente do outro.
***
Tenho saudades do rompante da adolescência, que já me deixou chorar uma noite inteira por um amor não correspondido. Sinto falta de não ficar “histérico de animado e empolgado” com uma baita conquista. Mesmo com as emoções mais serenadas com o passar dos anos, não significa que não sou realizado ou que perdi a capacidade de ser feliz. Fico feliz sim, quando coisas boas me acontecem. Fiquei muito feliz ao pisar em cada cidade européia, desvendar cada lugarzinho, vivenciar, intensamente, cada momento. Mas senti – e sinto – uma alegria tranqüila, com começo, meio e fim. Hoje compreendo que a vida é feita de “momentos” felizes e que não há sentimento duradouro, como acreditava na juventude. Viva la vida!
O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Comentários vazios, com palavrões ou contra o blogueiro não serão publicados.

2 comentários:

  1. Olá, Adriano! Gostei da análise sobre as emoções da gente nas diferentes etapas da vida. Concordo contigo e com tua amiga. Teu texto me levou a refletir sobre o temo e a me analisar. Descobri que, tendo em vista apenas as viagens, hoje presto mais atenção a tudo, numa quase ânsia de querer guardar o que conheci, descobri, lá no fundo do meu âmago, de onde jamais sairão! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lourdes. obrigado pelo comentário. De fato, é um reflexão que pode, dependendo da situação, nos interiorizar e, até, bater uma nostalgia. Mas não temos como fugir disso, né? Um beijo grande

      Excluir