quinta-feira, 10 de agosto de 2017

energia limpa

A energia eólica é abundante, renovável e limpa. Produzida a partir da força dos ventos, e gerada por meio de aerogeradores, o que muita gente não sabe é que é usada há mais de três mil anos. Com o avanço tecnológico, os equipamentos se tornaram aptos a gerar uma quantidade maior de energia, até que surgiram as primeiras usinas eólicas. 

Nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, o Rio Grande do Sul ganha um novo Complexo eólico. O Pontal da Enerplan fica em Águas Claras, no município de Viamão, e conta, atualmente, com 25 aerogeradores, totalizando 59,8 MW de capacidade. "É um momento de grande satisfação realizar a entrega deste investimento, que além da geração de emprego e renda, trabalha em total sintonia com sustentabilidade", avalia Irineu Boff, presidente executivo do Grupo Oleoplan, holding da operação da Enerplan.   

A capacidade total de energia da Central Pontal é de 204.546 MWh ano, distribuídos em três, dos cinco parques do complexo. A energia gerada pelos três parques é suficiente para o consumo de 140 mil residências, abastecendo em torno de 320 mil pessoas. Considerando que Viamão tem uma população de 240 mil pessoas, o excedente de consumo é injetado e usado por habitantes de outros municípios vizinhos.

Anualmente, a instalação irá possibilitar que mais de cem mil toneladas de CO2 por ano - gás causador do efeito estufa - deixem de circular na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário