terça-feira, 22 de agosto de 2017

sabores da Polônia

experiência vivida por adriano cescani 

A gastronomia diz muito sobre a cultura de um povo. Através dos sabores e receitas locais, podemos descobrir os hábitos, o clima, a geografia e até mesmo a economia de cada país. Mas colocar o pé na estrada em busca de novos horizontes nem sempre é fácil. No entanto, há uma opção bem bacana e mais acessível: conhecer restaurantes que oferecem comida típica.

Sopa de beterrada. Crédito Eduardo Cescani 
Recentemente, fiz uma deliciosa “viagem” para a Polônia, país da Europa Central. A experiência vivida no Polska Restaurante, em Porto Alegre, foi incrível. A sequência chamada de Mesa Polonesa é a grande sugestão. O tour gastronômico começa por deliciosos consomes e um buffet com três sopas. A de beterraba, uma tradição por lá, nunca sai do cardápio. Muito saborosa, o ideal é consumi-la com um pouco de nata. 

As batatas são para os poloneses o arroz com feijão dos brasileiros. Elas fazem parte das refeições diárias de diferentes formas e acompanhadas na maioria das vezes de Kotlet (carne de porco ou frango empanado). Por isso, o que não faltam nesta seqüência são pratos com o tubérculo. O grande destaque, pelo menos para o meu paladar, fica com o Placek pó Cygansku (panqueca de batata com goulash). Simplesmente divino! E como os poloneses gostam de misturar doce com salgado, não deixe de experimentar o Knedle
(bolinha de batata cozida recheada com ameixa). É uma grata surpresa, mesmo para quem não gosta deste tipo de combinação.

Pierogi (prato bem acima da foto),  Placek pó Cygansku
(prato à direita e no centro) e Knedle (abaixo)
Mas o prato polonês mais famoso no mundo é o Pierogi (pastel cozido recheado com ricota e batata, com molho de nata e cebolinha dourada). Quando comemos, entendemos o motivo: macio, leve e bem gostoso. E que tal provar uma das receitas preferidas do Papa João Paulo II? O Bigos Staropolski é uma repolhada polonesa interessantíssima. Mas há outros destaques, como o Filet w sosie mysliwskim (filet ao molho caçador) e o Marchew W Miodie (Cenouras ao mel). Mas não pretendo aqui entregar o jogo!

Ovos pintados
O ambiente é muito agradável e possui, relativamente, poucas mesas. Os dias mais frios costumam encher mais o salão, pois é uma comida muito boa para aquecer o corpo. Simples e aconchegante, a decoração resgata a tradição do país. Há pratos coloridos pendurados nas paredes, vestimentas, fotos, bonecas típicas e ovos pintados de páscoa. Sim! Ovos pintados. Segunda a tradição, os poloneses costumam pintar os ovinhos para presentearem os amigos e familiares na data religiosa. Demais, né? 

O valor da mesa polonesa é R$ 55,00. E aproveite, ao contrário dos hábitos locais, onde os cidadãos gastam por dia cerca de 20 minutos para almoçar, o Polska é um convite para uma refeição mais calma e prolongada.

Informações: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário