terça-feira, 20 de junho de 2017

gramado de bicicleta

Tela Tomazeli 
É tão bom subir numa “magrela” e pedalar sem rumo. Além de fazer um bem danado para a a saúde, esvazia a mente.  Mas existe um outro fator muito importante nos dias atuais: ajuda na mobilidade urbana. Por isso, muitas cidades no mundo estão olhando para esse meio de transporte com mais carinho.

Em Gramado, na Serra Gaúcha, a jornalista Tela Tomazeli abraçou a causa e criou o projeto Gramado de Bicicleta. “Nosso objetivo é a bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte. Buscamos a harmonia no trânsito, com respeito entre pessoas, bicicletas e transportes a motor. Somente desta forma nos tornamos humanos”, defende. 

Na região, uma da mais turística do Brasil, todos os hoteis fornecem bikes aos hóspedes, aumentando o número de ciclistas nas ruas. Para o sucesso da iniciativa, diversas reuniões entre prefeituras, câmaras de vereadores, órgãos públicos responsáveis pelo trânsito e comunidade foram feitas. “Estes encontros buscam a implantação da Ciclovia Gramado/Canela. Em Gramado já traçamos a ciclo faixa Turística, que sai do Lago Joaquina Rita Bier passando pelo Lago Negro e Bairro Planalto. Também reivindicamos a Ciclovia na Avenida das Hortênsias que segue do Centro até o bairro Casagrande. A ciclo faixa da ExpoGramado até o Parque dos Pinheiros. Estes espaços destinam-se ao usos da bicicleta que forma segura”, argumenta Tela.


O projeto trabalha, ainda, com folder educativo distribuído em escolas, empresas, ônibus, e blitz nas ruas. Cerca de 30 bicicletários foram instalados em Gramado. “Para tudo isso acontecer é necessário educar, pois em nosso país não há a cultura da utilização da bicicleta. Somente a educação trará resultado e para isso temos muito trabalho pela frente e o apoio do poder é fundamental”, conclui Tomazeli.

Informações: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário