quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

do planejamento ao embarque

O ano está no começo. É hora de planejar os próximos meses e colocar em prática os desejos. Sem dúvida, ter uma experiência, de estudo ou trabalho, fora do Brasil faz parte da vida de muita gente. Pensando nisso, a CI – Intercâmbio e Viagem, preparou algumas dicas para o sonho se tornar realidade.

De acordo com a Supervisora da Região Sul da CI, Ana Flora Bestetti, planejar um intercâmbio requer tempo e organização. “Há muitas opções de intercâmbio, de instituições de ensino, de destinos e inclusive valores, por isso, o interessado tem que pensar bem e buscar auxilio para fazer a escolha certa”, afirma Bestetti. O ideal é que o planejamento comece, pelo menos, um ano antes. Vejam que bacana as dicas. 

1 ANO ANTES
Tudo começa com o objetivo da viagem. Anote num papel o que você quer da experiência. Por exemplo, se a ideia é estudar um idioma e conhecer vários lugares, a melhor opção é o Mochilão CI, com roteiros bem diversificados.

10 MESES ANTES
É hora de começar a poupar dinheiro. Uma dica bem legal é fazer um crowfunding, o financiamento coletivo no qual as pessoas podem colaborar com o seu intercâmbio. Os destinos com o melhor custo benefício são Canadá, Irlanda, Malta, Estados Unidos e Austrália. Outra opção é o programa Trabalhar e Estudar, que ajuda a ganhar uma graninha extra e ter uma experiência profissional no exterior.


 8 MESES ANTES
Com o destino escolhido e o programa também, os primeiros gastos da viagem vão aparecer. É preciso separar a quantia para pagar o intercâmbio, passagem aérea, seguro, vistos, etc. Quem fecha a viagem com antecedência evita dívidas nos meses seguintes. “A CI possui várias facilidades na hora do pagamento, com ótimos parcelamentos”, afirma Ana.

 6 MESES ANTES
Momento de reunir os documentos para entrar no país de destino. Programa como High School e de Graduação pedem testes de proficiência. A CI possui uma empresa especializada em vistos, o que já ajuda bastante. Fique atento porque alguns lugares exigem que o viajante tome vacinas específicas.

2 MESES ANTES
Reserve cerca de 70% da quantia do dinheiro guardado para curtir a viagem e transfira para um cartão recarregável, como o CI Travel Money, que é a forma mais segura de efetuar pagamentos no exterior. Os outros 30% deverão ser levados em espécie. Para quem for ficar em casa de família, por exemplo, é o momento ideal para fazer o primeiro contato. Essa etapa é fundamental para conhecer o estilo de vida da host family.

1 MÊS ANTES
Hora de preparar a mala. Faça uma lista do que irá levar. Importante escolher as roupas com calma. Dependendo do destino escolhido, será necessário fazer a troca do dinheiro em espécie pela moeda local. Faça uma relação com todos os documentos necessários e certifique-se de que não está faltando nenhum deles.




 1 SEMANA ANTES
Em caso de remédio de uso contínuo, é necessário providenciar uma receita médica. Veja, também, o que pode ser levado na hora do embarque para não ter surpresas ruins.

NO DIA DO EMBARQUE
A ansiedade é muito grande neste dia, por isso é importante procurar ter uma boa noite de sono e se alimentar bem para ter uma boa disposição”, completa Ana Flora. É preciso chegar, em viagens internacionais, pelo menos três horas antes no aeroporto. Já dentro do avião, relaxe e curta cada momento do intercâmbio, pois será uma experiência inesquecível.

Informação:
www.ci.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário