terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

pequenos fragmentos, grandes histórias

Pedacinhos coloridos de cerâmicas, ou pedras, juntos, são capazes de formar uma linda e grandiosa história. A paixão pelo mosaico levou o arquiteto gaúcho Leonardo Posenato à Itália, onde estudou na renomada Scuola Mosaicisti, de Spilimbergo. Lá, aprendeu sobre a elegante, clássica e, ao mesmo tempo, contemporânea arte milenar.

fotos de Fabiano Panizzi
 “O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Cada obra é única”, afirma Posenato. Há mais de 15 anos neste mercado, o mosaicista decidiu compartilhar os seus ensinamentos. Ele vai ministrar cursos online divididos em dois módulos: cerâmica e pedra. As peças com cerâmica e porcelana possuem uma beleza ímpar por terem cores e brilhos mais vivos. Já os trabalhos produzidos com pedras, têm um valor agregado maior, por serem mais exclusivas e o material mais caro.

No módulo cerâmica, com cinco aulas, os alunos aprendem os estilos mais leves de mosaicos decorativos e artesanais. Entre os trabalhos executados estão um mosaico floral e uma mesinha.  “Enviamos as cerâmicas inteiras e o aluno quebra elas conforme diversas opções que daremos”, diz Leonardo.

Já o módulo de pedra possui oito encontros virtuais. Nesta etapa do curso, são ensinadas as técnicas mais tradicionais do mosaico como o Romano e o Bizantino, por exemplo. Aqui, os inscritos farão paisagens e imagens, como o rosto de São Francisco.  “As pedras já vem cortadas, então não é necessário saber quebras as pedras, mas nós ensinamos como você pode fazer isso em casa depois”, explica. Os módulos, no entanto, são independentes.

Além disso, os alunos aprenderão noções do uso das cores em trabalhos. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, diz Leonardo. Além da apostila e kits, os alunos ganham material para a produção das peças e certificado. O curso disponibiliza desenhos prontos para servirem de base, então não é necessário saber desenhar.

Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário