quinta-feira, 16 de março de 2017

faculdade sustentável

Nos grandes centros urbanos, os projetos sustentáveis estão ganhando cada vez mais destaque. As paisagens de concreto dão lugar a obras verdes. Bem verdes, aliás.

O novo campus da Unisinos, em Porto Alegre, é um complexo arquitetônico que possui conceitos da sustentabilidade, projetado para otimizar o uso de energia por meio da fachada e telhado verdes, ambos desenvolvidos pela empresa gaúcha Ecotelhado. O conjunto de três prédios, situado na Avenida Nilo Peçanha, junto a uma área de preservação, tem cobertura de plantas que serve para captação de água da chuva. 

Os telhados possuem dois sistemas: Laminar Médio e Alveolar. Neles são utilizados o boldo como vegetação, uma planta resistente e ideal para o clima gaúcho. Além disso, o boldo é uma planta que atrai polinizadores como as abelhas sem ferrão, por exemplo, e que estão com déficit de locais para polinizar. No total, serão 2.776 m² instalados em toda obra.

Já o jardim vertical possui o sistema Mamute que possui reserva de água, permite a diminuição da frequência de rega da parede verde e economiza o cada vez mais escasso líquido. Aqui são utilizados cinco tipos de plantas: Asparguinho, Bulbine, Falsa Erica, Clorofito e Tradescantia. “A Bulbine atrai abelhas sem ferrão e, como o espaço fica em meio a urbanização, esta é uma ótima oportunidade para aumentar a biodiversidade do local”, explica Isadora Feijó, da Ecotelhado. No total serão instalados 876,7   de jardim vertical nas fachadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário