terça-feira, 14 de março de 2017

histórias em duas rodas

O ano era 2004. No Rio de Janeiro, durante uma acrobacia aérea em tecidos, o ator gaúcho Luciano Mallmann escreveria um novo capítulo da sua história. Ao cair, sofreu uma lesão na medula e ficou paraplégico. Agora, numa cadeira de rodas, seguiria, como sempre quis, batalhando por uma vida livre, sem barreiras e limitações.

 “Sonho com um mundo em que nos enxerguem além de nossas rodas ou limitações. Que seja natural para você encontrar pessoas com deficiência em diferentes espaços exercendo plenamente seus direitos como cidadãos”, afirma Luciano. E para que isso se torne cada mais possível, Mallmann reuniu sentimentos e experiências de pessoas cadeirantes, incluindo as dele, para criar uma peça de teatro. Em Ícaro, o próprio ator interpreta seis personagens, homens e mulheres, que contam para a plateia seus medos, frustrações, alegrias e conquistas. Em cena, temas como relacionamentos entre pais e filhos, resiliência, relações amorosas, suicídio, preconceito, gravidez e maternidade. É, acima de tudo, um espetáculo sobre a diversidade humana.    
  
O que mais importa é este ator contando essas histórias. É a própria força que está no corpo do Luciano. É um trabalho de ator. Ele é o elemento principal”, conta a diretora Liane Venturella. Não há cenário nem marcações bruscas. A iluminação e a trilha sonora sublimam o clima de cada uma das histórias. “Desejo, do fundo meu coração, que Ícaro contribua de alguma forma para transformar essa realidade”, conclui Luciano.

Não é a primeira vez que Luciano Mallmann sobe aos palcos depois que se tornou deficiente físico. Em 2011, ele produziu e interpretou o protagonista de A Mulher Sem Pecado, de Nelson Rodrigues. O espetáculo foi indicado a todas categorias do Prêmio Açorianos, o Oscar do teatro gaúcho, vencendo as estatuetas de produção, atriz e cenografia e espetáculo pelo júri popular. 

Serviço:
Teatro do Instituto Goethe (Rua 24 de outubro, 112 – Independência, Porto Alegre)
Sextas, sábados e domingos às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (50% de desconto para estudantes, idosos e pessoas com deficiência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário