quinta-feira, 23 de março de 2017

proteína animal ou vegetal?

As proteínas são muito importantes para a saúde. Mas a nossa principal fonte, a carne vermelha, já não é vista, faz bastante tempo, com bons olhos pela medicina e pelos consumidores. Como alternativa, as proteínas vegetais ganham cada vez mais destaque nas refeições. Mas, afinal, será que as proteínas que vêm da terra são mais saudáveis? 

Para a nutricionista Carla Rodrigues, o ideal é o consumo das duas e em quantidades adequadas para atender as necessidades diárias de cada pessoa. “As proteínas de origem animal, como carne, ovos e leite, por exemplo, nos darão aminoácidos que nosso organismo não fabrica e de alto valor biológico. Além de serem ricas em ferro, zinco, cálcio e vitamina B-12. Mas o excesso delas pode, nos fazer mal,”, afirma.  Já as proteínas vegetais como feijão, lentilha e soja, têm uma quantidade menor de aminoácidos essenciais. No entanto, são ricos em carboidratos, vitaminas e fibras, não possuindo, ainda, gorduras nocivas. “O importante é adquirir os vegetais orgânicos”, destaca.

Mas há outras ótimas fontes de proteínas vegetais. O espinafre possui 49% de proteína. Couve e brócolis têm 45%. Champignon, 38%.

Mesmo sendo possível substituir a proteína animal pela vegetal, a pessoa não pode abrir mão de um profissional de nutrição para uma orientação e acompanhamento. “Quem não come proteína animal precisa de um olhar mais minucioso. É necessário ter cuidado especial com a Vitamina B12, Vitamina D, cálcio, ferro e zinco”, alerta.

Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário