terça-feira, 21 de março de 2017

meditação para iniciantes

Minha saúde melhorou muito. Eu comecei a pensar melhor, a mente fica clara e aberta. Você continua com os problemas, mas sabe lidar melhor com eles. Eu consigo fazer atividades mais chatas e dou menos peso (a elas). Eu me tornei uma pessoa mais calma nos últimos anos. Esses são alguns relatos de pessoas que praticam a meditação. Há anos a ciência estuda os benefícios dessa prática no nosso organismo. E provou que ela pode ser uma baita aliada na nossa qualidade de vida.

Meditar combate a hipertensão, doenças ligadas ao estresse, depressão, ansiedade, raiva excessiva, insônia, irregularidades nos batimentos cardíacos, além de melhorar o sistema imunológico, entre outros tantos benefícios.  Uma pesquisa do Hospital Geral de Massachusetts, de 2009, afirma que esse bem estar obtido através da meditação se deve a uma redução da massa cinzenta de uma área do cérebro chamada amígdala, que regula o estresse. Quanto mais calmos ficamos, menor a densidade dessa massa cinzenta e, por isso, conseguimos controlar muito mais o estresse.

No workshop “Treinando a Felicidade”, o instrutor internacional do curso Cultivating Emotional Balance (CEB), pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, Duda Nascimento, dá um estímulo para quem quer começar a praticar a meditação. “A primeira dica é: seja generoso contigo. Caso, no meio da meditação, um problema surgir no pensamento, pare e volte a se concentrar. Está tudo bem. É assim mesmo”, afirma Duda. Para ele, não devemos condenar as distrações. "O importante é o nosso foco ir e vir, ir e vir”, incentiva.

E meditar não é fácil, viu? Mas também não é difícil. Meditar é prática e vontade. Escolha um lugar calmo, de preferência. Não precisa ficar sentado na posição de Lótus, típica do Yoga, ou estático. A ordem é ficar confortável e relaxado. Pode ser deitado – na cama ou num colchonete mesmo. Não pense em nada. Esvazie a mente.Foque na respiração e no ar que entra e sai do corpo. Pense no seu abdômen. Comece com bem pouquinho tempo, com cinco minutos apenas, se for o caso. 

Abaixo, algumas orientações de Duda para os iniciantes:

Tempo - Comece fazendo menos tempo do que aguenta. Se aguenta 10 minutos, faça, 8. Se aguenta 8 faça 5 e assim por diante. No começo é melhor mais de uma vez ao dia, por tempos pequenos, do que uma vez por semana por um tempo enorme.

Hora do dia - Isso é bastante pessoal. Teste em diferentes horários e veja qual funciona melhor para você. Não existe um "melhor" ou "pior", e sim prós e contras de cada horário. 

Postura Física -Relaxada e Natural. É importante evitar tensões físicas ou posturas em que o corpo não esteja confortável ou com espaço necessário pro abdômen respirar naturalmente. Meditar deitado (posição supina com as palmas das mãos viradas para cima) é recomendada no começo, pois facilita o relaxamento. Meditar deitado é tão válido quanto sentado. Cada postura tem seus prós e contras. 

Postura Mental - Motive-se, mas evite criar grande expectativas em relação ao resultado. A postura mental deve ser relaxada com clareza, e sempre com generosidade na prática. Não julgue as distrações. Meditação não precisa ser mais uma coisa para fazer na sua rotina. Procure entender e trabalhar suas intenções para meditar que a prática acabará achando seu espaço.

Há aplicativos no celular que ajudam os praticantes com, por exemplo, meditações guiadas. Muito bacana. Eu, Adriano, já pratico, todos os dias, há mais de sete dias. E, falo com propriedade, que já sinto os resultados benéficos na minha rotina. Agora, é não parar. Namastê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário