segunda-feira, 22 de maio de 2017

caça aos cogumelos

Shitake, shimeji, champignon e cogumelo-do-sol são algumas das espécies de fungos comestíveis. Além de deliciosos – minha opinião, claro - e muito usados na gastronomia, fazem um bem danado a nossa saúde. Em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, os mais variados tipos de cogumelos selvagens poderão ser vistos, colhidos e saboreados durante um final de semana. De 26 a 28 de maio, o chef Altemir Pessali vai ministrar um workshop no charmoso ecovillage Parador Casa da Montanha.

Nos Campos de Cima da Serra, lugar que costumo caçar cogumelos, existem diversos tipos, entre eles o Boletus edulis, conhecido como Cepe de Bordéus, e o lactarius deliciosus, que tem uma cor alaranjada. Ambos teremos a possibilidade de apreciá-los nesse encontro”, afirma Pessali. Tradicionais na culinária, os cogumelos selvagens brotam após as chuvas de outono e cada tipo possui características e sabores únicos. “Essa iguaria foi um encanto que encontrei na minha. Vai bem com diferentes tipos de carnes, risotos, massas. É um acostamento fantástico”, diz o chef, um autodidata no assunto. “Tudo que aprendi foi através de livros e revistas especializadas, além de conselhos de amigos”, conclui.

O projeto gastronômico inédito vai esmiuçar este que é um dos refinados ingredientes reconhecidos nas principais cozinhas mundiais. Na sexta-feira, haverá um jantar de boas vindas onde os cogumelos serão os protagonistas. No sábado pela manhã, ocorrerá um bate-papo com exploração guiada pelos campos da região. Os participantes aprenderão a identificar, caçar, preparar e harmonizar a iguaria. Um churrasco campeiro preparado no tradicional fogo de chão e harmonizado com cogumelos será o almoço. E à noite, um menu especial com sequência de pratos apresentando a diversidade dos cogumelos selvagens colhidos na cidade.

Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário