quarta-feira, 24 de maio de 2017

moda no ar

A Varig representa o que há de melhor na aviação brasileira. Se estivesse operando, completaria 90 anos de excelência e qualidade nos serviços. Um dos destaques era o atendimento à bordo. Além das requintadas refeições, os comissários se destacavam pela gentileza e postura.

Até o dia 07 de junho no Boulevard Laçador, em Porto Alegre, ocorre a exposição Elegância nas alturas, dentro do projeto Varig Experience. Nove uniformes icônicos utilizados pelas aeromoças da antiga companhia aérea poderão ser apreciados pelo público. Seis são originais, os utilizados nos anos de 1969, 1971, 1974, 1981, 1990 e 2003. Os outros três, de 1955, 1960 e 1966 (foto acima), são reproduções criadas especialmente para a mostra e confeccionados a partir de fotos de arquivo.

Algumas curiosidades marcam a confecção e história de cada roupa, como, por exemplo, o vestuário de 1955, usado pelas primeiras aeromoças da empresa, visto que anteriormente o cargo era ocupado exclusivamente por homens. Foi também o uniforme usado na rota Porto Alegre-Nova Iorque, importante passo dado pela Varig naquele ano. As peças de 1971 (foto acima) são umas das mais exóticas roupas já vestidas pelas comissárias de bordo, baseadas em trajes típicos dos gaúchos. 

Já nos últimos anos da empresa aérea, o vestuário de 2003 rendeu à Varig o prêmio de mais belo uniforme entre as empresas no Brasil, título conferido pela revista Viagem e Aventura, do jornal O Estado de S. Paulo. A artista plástica Andréa Ebert foi responsável pelo premiado projeto dos uniformes.

As peças podem ser conferidas diariamente, das 8h às 23h, em uma vitrine montada em frente ao restaurante Bistrô 111. A entrada é franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário