segunda-feira, 8 de maio de 2017

gastronomia clínica

Hoje em dia é muito comum encontrar alguém com algum tipo de restrição alimentar. São pessoas alérgicas a um determinado insumo, diabéticas, celíacas ou hipertensas. Além do problema, o indivíduo passa a se deparar com uma grande dificuldade: se alimentar, fora ou até mesmo dentro de casa. E é aí que entra a Gastronomia Clínica, uma tendência muito forte na culinária.

A Gastronomia Clínica é o uso de técnicas culinárias aplicadas em refeições indicadas para pessoas com restrições alimentares. É uma forma de melhorar o sabor, o odor, a textura dos alimentos que compõe a dieta especial”, afirma a nutricionista Cristine Boelter. Nesse tipo de culinária é preciso haver um estudo individual do paciente, com uma prescrição médica, para que o cardápio possa ser elaborado de acordo com a patologia. Só depois disso, com muita criatividade, é preparada uma refeição saborosa e equilibrada.

A restrição aos alimentos atinge crianças, adultos e idosos, de ambos os sexos, e pode variar de intensidade de acordo com o organismo e condição de saúde de cada paciente. Por isso, o cuidado no preparo da dieta é muito importante para o bem-estar do acometido.   Um cardiopata, que não pode consumir sal e gordura, se beneficia muito do uso correto de temperos e ervas, por exemplo. “As pessoas que não podem absorver determinados alimentos tem na gastronomia clínica uma forma saudável e mais prazerosa de se alimentar. As preparações podem se tornar mais gostosas, mais bonitas sem deixar de seguir uma dieta restritiva”, conclui Cristine, que faz consultas às quartas-feiras, no turno da tarde, em Porto Alegre.


Informações:
51-32 22 31 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário