quarta-feira, 3 de maio de 2017

favela mundo

Reconhecida em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como Modelo de Excelência de Inclusão Social nas Grandes Cidades, a ONG carioca Favela Mundo tem mostrado, na prática, que é possível pensar e construir um mundo melhor. Fundada em 2010, a entidade envolve associações de moradores, escolas e outras ongs num projeto único, onde cidadãos, de todas as idades, ganham oficinas artísticas e cursos de capacitação profissional. Desde sua criação, já beneficiou mais de 3.900 alunos de 125 comunidades e bairros do Rio de janeiro e Baixada Fluminense.

Nosso objetivo é que os alunos comecem a ver a escola como algo prazeroso. Com isso, a melhora no desempenho escolar e na relação entre os alunos é visível. Unir a educação e a cultura sempre foi nosso maior ideal. Esses são os pilares fundamentais no desenvolvimento social de uma criança”, afirma Marcelo Andriotti, fundador da ONG. Como desafio para 2017,  quer estar simultaneamente em quatro comunidades: Rocinha, Cidade de Deus, Thomás Coelho e Piedade. O projeto quer atender 1.200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Serão oferecidos 14 cursos de capacitação profissional para maiores de 15 anos e oficinas artísticas para crianças e jovens de 6 a 18 anos.

Na Cidade de Deus e em Thomás Coelho os pequenos terão ballet, danças brasileiras, hip hop, jazz, teatro e violão. Já na Rocinha e em Piedade o foco são as oficinas de capacitação profissional, para jovens e adultos, voltadas ao carnaval, artes cênicas e estética, como  artesanato, decoração de unhas, fantasias e adereços, grafite, maquiagem artística, maquiagem social, turbantes e tranças afro. “Além da ludicidade desenvolvida pelas atividades, as modalidades que oferecemos desenvolvem a coordenação, a atenção, o raciocínio lógico e matemático além de noções de respeito, aceitação de diferenças, escuta, cumprimento de regras e responsabilidade”, completa Andriotti.

As aulas têm previsão de início para julho. A Favela Mundo representou o Brasil em eventos realizados na ONU em 2013, 2014 e 2015 e em 2016 esteve na África, além de participar de eventos pedagógicos e sociais em Cuba e no México.

Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário