segunda-feira, 24 de julho de 2017

jam skatinga

A palavra JAM é uma gíria utilizada entre os skatistas e significa reunir a galera para andar de skate. Com esse conceito nasce o projeto Jam Skatinga, do Centro Social Pe. Pedro Leonardi, na Restinga Velha, bairro periférico de Porto Alegre. A iniciativa reúne oficinas de skate, criação e fabricação de shapes, além da prática do esporte. É a cultura do skate gerando renda, qualificando jovens, promovendo a prática esportiva e inclusão social neste território afastado do centro urbano de Porto Alegre.

O projeto Jam Skatinga é um trabalho que pensa a cultura do skate como ferramenta social capaz de educar, profissionalizar e transformar a vida dos jovens em situação de vulnerabilidade social da região”, afirma o padre Claudionir Ceron, diretor do Centro Social Pe. Pedro Leonardi. O primeiro passo foi dado em 2016, com a inauguração de uma pista profissional, uma das poucas da cidade, no pátio da instituição. Cerca de 300 crianças fazem aulas, semanalmente, e aprendem a praticar o esporte. De acordo com o Ceron, este ambiente de convivência ajuda que os meninos e meninas sejam disciplinados e criativos nos treinos, melhorando o comportamento em sociedade.

O diretor Claudionir Ceron queria mais: decidiu capacitar essa rapaziada, promovendo geração de renda. Por meio de um coletivo de trabalho, formado por jovens skatistas, centro social e comunidade, se criou uma marca própria – JAM Skatinga, nome do projeto – para produzir e fabricar os shapes. “Queremos fomentar uma ambiente de vivência alternativa e abrir um grupo de geração de renda como um produto social para beneficiar ao grupo como um micro empreendimento”, vibra Ceron.

Hoje, 11 jovens trabalham na produção artesanal. Em média, são fabricados seis unidades/mês. Cada peça, personalizada por um grafiteiro, custa entre R$ 40,00 e R$ 50,00. As unidades são vendidas no local e, em breve, em locais especiais.

ORAÇÃO PARA OS SKATISTAS
Pe. Ceron 
O envolvimento foi tão intenso, que o pároco Ceron criou uma oração, aprovada e autorizada pela Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre,  para os praticantes de skate. O texto é o seguinte:

SAINT SKATINGA
Ó Mãe querida, tu cuidas sempre dos teus filhos!
Protege-me nas manobras da vida, dá-me forças para levantar das quedas.
Ajuda-me a superar os obstáculos do dia a dia.
Cura as feridas e guia-me pelas estradas da vida.
Que eu possa cuidar do outro que comigo caminha e vive.
Que eu proceda com a certeza de que teus braços me amparam e sustentam.
Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário