quarta-feira, 1 de março de 2017

moda sem pressa

O slow food, que promove uma maior apreciação da comida, já está em alta por aqui faz um bom tempo. Começa a surgir, agora, um outro movimento semelhante: o slow fashion. O conceito na moda é o mesmo aplicado na gastronomia: consumir sem pressa, com consciência e longe dos exageros. 

Falamos aqui de produção artesanal e em pequena escala. Costuma causar menos impacto ambiental e social por ter como característica fundamental a produção de peças com mais qualidade e durabilidade sem agredir o meio ambiente”, afirma a empresária Elis Soares. Criadora da marca Phiona Acessórios, de bolsas artesanais sem uso de matéria prima de origem animal, ela decidiu dar um passo à frente. Montou a Phiona Store Slow Fashion Place, um e-commerce que abriga um conjunto de marcas gaúchas que seguem a mesma filosofia de produção. "A ideia foi trazer para o universo online os produtos que muitas vezes só podem ser encontrados em feirinhas e bazares", conclui.

Os critérios das marcas participantes passam pelo processo de confecção, que na maioria das vezes é feito em ateliers e com mão-de-obra humanizada, até a concepção do produto, pensado para ter peças atemporais, duradouras e com design. Além das bolsas, maxi colares de cordas, camisetas descoladas, óculos com hastes de bambu e lingeries são comercializadas. Por enquanto, só empresas gaúchas, de moda feminina e masculina, participam do projeto. 

Informações:

2 comentários: