terça-feira, 2 de maio de 2017

aplicativo para meditar

Já fiz um post sobre os benefícios da meditação aqui no Limonada Zen. O que posso dizer é que comecei. E hoje, com uma imensa alegria, compartilho com vocês que estou na prática há 50 dias ininterruptos. O que posso dizer, nesse pouco tempo de internalização, é que me sinto menos ansioso, com vontade de viver o agora, me preocupar menos com o amanhã e esquecer os problemas do ontem.

E senti o progresso no meu “ser” já nos primeiros dias. É uma sensação incrível, difícil até de descrever. Tenho muito, mas muito, que avançar nessa busca. E não é fácil, viu? Há dias que estamos sem paciência, mais cansados, preocupados e estressados. E tudo bem. É da vida contemporânea. O importante é ser gentil consigo mesmo, tentar, focar e não desistir de meditar, nem que seja por minutinhos.

A excelente notícia é que existe uma ajudinha bem boa. O aplicativo Insight Timer, baixado gratuitamente na App Store e Google Play - para Android e IOS -. Repleto de ferramentas que nos estimulam no dia-dia, é de fácil manuseio.  Ele nos apresenta meditações guiadas, em português, tempo de meditação, gráficos sobre nossa dedicação e, inclusive, nos dá estrelas, como se estivéssemos no colégio. Bem estimulante.

As meditações variam de acordo com o tempo disponível do usuário. Têm sessões de dois minutos, de cinco, de 15, de 20, de 30 e até de quase 60 minutos. Há práticas para quem gosta do zen-budismo, do vipassana e theravada, por exemplo. E sem problemas se não entendemos as diferenças entre elas. O importante é nos fazer bem. Existe, também, práticas para começar o dia, para centramento rápido, para gentileza e para adormecer. Essa é incrível. Antes mesmo de acabar, confesso, já peguei no sono. Ideal para àqueles dias estressantes.  

Nada é forçado. Podemos fazer em qualquer lugar, sentado ou deitado, conforme orientação do mentor. E o que for melhor para gente. Com fone de ouvido é melhor. Para os mais adiantados, há sons, músicas e cronômetro, que tornam a prática mais profissional, se assim podemos dizer. Ah! E podemos escolher qual o sinal para começar e encerrar a sessão.

O programa também serve de rede social. É possível ver quantas pessoas, no planeta, estão meditando simultaneamente, se conectar com elas ao escrever “obrigado por ter meditado comigo”, adicioná-las na lista de amigos e até formar grupos. É muito bacana essa interatividade. Fazemos parceiros de ideais em todos os continentes.

Mesmo meditando sozinho, sabemos que não estamos só. Que milhões de pessoas, literalmente, estão na mesma batida que a nossa. Que milhões de seres humanos estão buscando boas energias. Que milhões de homens e mulheres, de todas as idades, querem viver num mundo melhor e de forma melhor.

Informações:
Insighttimer.com



2 comentários:

  1. Adorei Cescani! Eu tinha esse aplicativo e nunca tinha usado... agora me empolguei. vou começar hoje! bjkas

    ResponderExcluir
  2. Oba Lúcia! Fico feliz que tenhas te animado com o texto. Quando a gente embala, a meditação só vai. Um beijo e boa prática...

    ResponderExcluir