quarta-feira, 3 de setembro de 2014

acredita que vira fé!

Gosto muito do Programa Viver Com Fé, apresentado pela atriz Cissa Guimarães, no GNT. A cada episódio, conhecemos histórias de superação através dessa palavra tão pequena, de apenas duas letras, mas que tem um significado enorme pra muita gente. Pessoas encontraram na fé a força para aguentar perdas, enfrentar doenças e acalmar a dor do coração. A própria apresentadora, de certa forma, busca na troca de experiências com os entrevistados um conforto pela morte de um filho amado!
Não tem jeito! Todo mundo se lembra da tal fé quando está na pior: doente, sem dinheiro, com problema no trabalho e na vida pessoal, triste porque alguém morreu…Ou, simplesmente, quando se percebe que não há mais nada para se fazer, apenas ter fé!
Num almoço de domingo, onde toda a família estava reunida, o assunto sobre espiritualidade veio à tona. Percebo que minha vó, nos auge dos seus 82 anos, fica pensativa. Bem longe da discussão! Com a cabeça baixa e o olhar perdido no assoalho da sala de estar, ela me pergunta:
- O que eu faço para ter fé?
A dona Wanda, uma mulher linda e forte, de olhos azuis cor do céu e cabelos bem brancos como as nuvens, levou poucas e boas da vida. Além de perder os pais, enterrou dois maridos, uma irmã, dois cunhados e dois enteados. Sem falar de alguns probleminhas de saúde aqui, outros ali, e as chateações rotineiras comuns para os mortais. Mas nada que a deixasse no meio do caminho, mesmo sabendo que a tristeza, por muitas vezes, era a sua principal companhia.
- Vóóó!
Falei em tom lento para que pudesse achar uma boa resposta para àquela pergunta tão “puxada”!
- Ter fé é simples. É acreditar. É acreditar que “àquele” problema será resolvido da melhor maneira possível. É acreditar na cura. É acreditar que vamos ficar bem. É acreditar naquilo que queremos. É acreditar que o dia de amanhã será melhor que o de hoje. É acreditar pra valer! Enfim, é acreditar no que acreditamos todos os dias.
É nessa insistência que nasce a fé! Isso mesmo! Fé é um exercício diário de pensamentos que acreditamos e desejamos. Agora, se existe um Deus ou algo superior por trás disso tudo, daí, meus amigos, é como diz àquela velha frase:
- Mulher, política e religião não se discutem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário