quarta-feira, 3 de setembro de 2014

"O Brasil vencemos..."

“O Brasil vencemos”! Ouvi, li e vi muito essa frase nos últimos dias!  As ondas de manifestações promovidas pelos brasileiros de norte a sul meteram o terror nos governantes. Muita coisa já começou a mudar para melhor por aqui e me parece ser só o começo. É fato: o povo unido tem uma força incrível!
O que muita gente ainda não se deu conta é que para o povo acordar foi preciso um despertar individual! E é esse o ponto que quero refletir neste post. Estamos juntos reformando um país, logo, podemos nos reformular individualmente. Promover uma mudança  interna não é muito fácil, mas é o começo para arrumar o que nos incomoda em nós mesmos.
O país chegou onde chegou porque, de certa forma, permitimos os absurdos das leis, as falcatruas dos políticos, os descasos dos empresários e o famoso jeitinho brasileiro(alguém que leva vantagem sobre algo e, para isso, prejudica o outro).  Nós fomos, ao longo dos anos, coniventes com tudo isso que está aí. Não vou entrar nas questões políticas, mas nas nossas particularidades.
Tomei conhecimento hoje do filme Duas Vidas. Ainda não o assisti, mas confesso que fiquei bastante curioso. A sinopse diz o seguinte: “Se você tivesse a chance de encontrar consigo mesmo quando tinha 8 anos de idade, será que aquela feliz criança gostaria de ver o que você se tornou quando cresceu?”. Enfim, todos nós cometemos erros e temos defeitos que gostaríamos de mudar. Todos nós temos situações que faríamos diferente. Bingo! Chegou a hora de acordar o “gigante que existe dentro de ti”! O Gigante chamado Brasil não acordou?
Para a reforma interna é preciso muita coisa, já vou avisando. É necessário olhar para dentro de si e buscar o que te incomoda tanto e o que te levou a alimentar esse incômodo. Esse estudo quase psicanalítico solitário pode te chatear e deprimir, mas é o começo para um novo fim.
Perdoar o outro, mas, acima de tudo, se perdoar pode ser um bom começo. Respeitar para ser respeitado. É necessário não levar tão a sério os problemas, só assim os problemas não te chatearão tanto. É fundamental fazer o que tem que ser feito, para não dizer depois que deveria ter feito o que não foi feito. É vital acreditar em algo, para que o universo acredite em ti e te faça acreditar em ti mesmo. Crucial é compreender que a pressa é chata, e só nos deixa mais nervosos e angustiados. Amar, bom, esse me parece ser o real objetivo da nossa existência. Quando tudo dá errado, só o amor nos conforta (amor da nossa família, dos amigos, dos conhecidos, dos colegas e de quem escolhermos para ficar ao nosso lado). E primordial esquecer o passado para viver o presente pleno e construir um futuro feliz!
Não é pelos 20 centavos, mas sim por uma nova história! A minha reforma interna já começou e a sua? Vai encarar?
O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Comentários vazios, com palavrões ou contra o blogueiro não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário