quarta-feira, 3 de setembro de 2014

combustível da vida!

Meus neurônios ainda vão queimar de tanto matutar e tentar desvendar os mistérios da vida. Assistindo ao telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, uma notícia me chamou atenção. A reportagem informou que a expectativa de vida do brasileiro aumentou para 74 anos e 29 dias e, que para isso, as pessoas precisam se preparar para tal envelhecimento. Ou seja, não basta ficar velho, tem que saber ficar velho.
Uma senhora de 80 anos, que trabalha como balconista em uma loja, falou com muito bom humor que pensa sempre na frente, deixando as lembranças do passado para dar risadas com as amigas. Admirei a postura desta simpática e lutadora mulher. Para completar a história, um médico geriatra reforçou a importância da turma da terceira idade sempre buscar metas para que a vida tenha um sentido. Só assim, com planos e objetivo, os fantasmas da depressão, das doenças e da morte são deixados um pouco de lado.
Mas vamos combinar! Os fantasmas da depressão, das doenças e da morte não estão apenas na cabeça de quem ultrapassou as oito décadas de existência.  Infelizmente, a sociedade parece ser um teste de sobrevivência mental e fortalecimento da alma (há quem diga que seja, não é mesmo?). Convivemos com enfermidades, com problemas diversos, com a perda de pessoas todos os dias – sejam elas conhecidas ou desconhecidas-, o que nos mostra que o fim existe de fato.  A cada aniversário comemorado, parece que o tempo vai se esgotando.
A evolução da medicina, a conscientização por uma alimentação mais saudável e à prática de exercícios físicos estão fazendo a gente viver mais e melhor. Mas é importante saber que o tempo que estamos ganhando não é para ficar sofrendo, pensando besteira ou não fazendo simplesmente nada. Esse tempo a mais é para ser bem usado, de maneira benéfica, conosco e com os outros.
Aquela simples frase do médico geriatra me fez refletir. Confesso que deu um gás naquela manhã meio, por assim dizer, murcha pra mim. É isso! As metas e planos são o combustível do estímulo do corpo e da alma. E vou mais longe: serve para todo o ser humano, independente da idade. No meio do nosso caminho, às vezes, esquecemos do que queremos e o que precisamos para sorrir e nos fazer seguir em frente. Muitas vezes, entramos na rotina do cotidiano, sem saber muito onde vamos acabar. De fato, ninguém sabe quando vai partir dessa para melhor. Então, não tem porque ficar esperando sentado a hora chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário