quarta-feira, 3 de setembro de 2014

respeito é bom e eu gosto!

Respeito! Palavra curta, meio fechada, mas que agrupa um bocado de sentimentos bacanas. Amor, amizade, compreensão, proteção e admiração são alguns deles. Quem tem respeito pelo outro sente isso.
Quando eu era criança e fazia alguma “arte” para minha mãe ou meu pai eu ouvia deles:
- “Olha o respeito, guri”!
Para mim, o respeito era simplesmente não falar palavrão como forma de “reinar” quando era contrariado. Todo o filho adora balbuciar baixinho os palavrões mais inocentes da face da Terra. O respeito, naquela época, se restringia a aceitar a decisão dos meus pais por eles serem mais velhos, mais experientes na vida, e por serem meus pais!
Hoje, no entanto, entendi que respeito não se resume apenas a obedecer quem tem mais idade. Ter respeito é entender a decisão do outro – não aceitar necessariamente, mas entender. É dar conforto a quem se gosta. É proteger a pessoa que se ama. É Proteger moralmente – e até fisicamente – o nosso semelhante querido do meio tão cruel que vivemos nos dia de hoje.  Seja da maneira como falamos dele para os outros ou de como lidamos com ele diante da sociedade. Respeitar é compreender, também, que a dignidade do próximo passa por nós!
Esses dias vi um casal brigando numa mesa de restaurante. Faltou respeito entre eles – expondo a vida íntima para uma plateia -, e para com os frequentadores – que ficaram constrangidos em ouvir tanta brigaçarada num momento que é para ser agradável: a refeição-. Não é legal expor as pessoas dessa maneira, viu?
Se alguém que diz gostar de ti mostrar uma relação de intimidade publicamente com outro cara ou garota, sem dúvida, faltou com respeito não só a pessoa que diz gostar, mas a ela também! Afinal, o respeito começa por nós mesmos. Se não nos respeitamos, daí fica difícil pedir isso aos outros. As redes sociais são o maior dedo duro!
O que sei é que o mundo está ficando sem respeito. Todos acham que a felicidade e satisfação individual é que importam, esquecendo do coletivo! Um grande equívoco. Quem não tem respeito, não tem nada! Por isso, respeito é bom e eu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário