quarta-feira, 3 de setembro de 2014

apenas uma noite...

Não há nada mais secreto em nós que os sentimentos. Ninguém consegue desvendar o que se passa dentro do meu ou do teu coração. Às vezes, nem nós mesmos deciframos o que dizemos estar guardado a sete chaves.
No entanto, um gesto, um olhar, um falcete podem dar sinais de algo que nunca nos demos conta de que um dia iria acontecer. E mais: fazem ressurgir ou eclodir dentro de nós o monstro adormecido da paixão, do ciúme, da dúvida.
Esse é basicamente o assunto de “Apenas uma noite”, de Massy Tadjedin, onde Joanna (Keira Knightley) acusa o marido, Michael (Sam Worthington), de estar interessado em uma colega de trabalho. Durante uma viagem profissional, Michael não esquece o que a esposa lhe disse e resolve testar se a acusação dela é verdadeira. Nesta mesma noite Joanna reencontra um amor do passado, Alex (Guillaume Canet), que a faz balançar.
É a vida real, onde estamos, todos os dias, lutando contra nossas tentações e a favor do que acreditamos. Atire a primeira pedra quem nunca achou interessante um ou uma colega do ambiente profissional, quem nunca traiu ou pensou em cometer um adultério, quem nunca se sentiu mal por ter esses pensamentos, quem nunca encontrou um amor do passado e se questionou sobre o por quê do fim do relacionamento, quem nunca repensou a atual relação, quem nunca pensou em viver uma loucura, mesmo por uma noite! Todos esses questionamentos se passam pelas cabeças dos quatro personagens.
Na trama, sem muitas emoções, mas com uma dose carregada de experiências conflituosas, tenho que admitir, nos faz sentir menos culpados com as escolhas da vida. Por um motivo simples: nos identificamos com todos os quatro personagens, ora com um, ora com outro. É mais ou menos na linha “é assim pra todo mundo”.
Às vezes, não ficamos com o amor da nossa vida e não sabemos o motivo. Às vezes, casamos com quem nos dá segurança e equilíbrio do que com quem fomos loucamente apaixonados. Às vezes, procuramos alguém que nos dê ouvidos e colo, mesmo sabendo que queremos correr para os braços de quem estamos juntos. Às vezes, queremos apenas ser notados!
Entendemos que pode ser assim para mim, para você ou para o vizinho. Entendemos que tudo pode acontecer apenas em uma noite! Entendemos que tudo pode não passar de apenas uma noite!

apenas uma noite - imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário